Armazéns desmontáveis para o armazenamento de matérias-primas agroalimentares: uma solução para os desafios a que a indústria se enfrenta
O armazenamento de matérias-primas é um ponto essencial para a indústria agroalimentar. Contudo, a situação atual das matérias-primas alimentares significa que o armazenamento e conservação ótimos das mesmas seja um desafio que deve ser enfrentado rápida e eficientemente.
Índice
- Armazéns desmontáveis para o armazenamento de matérias-primas agroalimentares: a solução rápida e rentável exigida pela indústria
- A seca e o aumento dos preços obrigam a indústria agroalimentar a fazer compras grandes
- Temor à escassez de carne e lacticínios
- A geopolítica e os custos energéticos estão a pressionar a indústria agroalimentar a procurar novos locais para as suas instalações
- As paragens em certas fábricas de produtos auxiliares forçam o armazenamento de matérias-primas por períodos mais longos
- Os requisitos dos armazéns desmontáveis para armazenar matérias-primas agroalimentares
Em 2022 e com vista a 2023, a indústria agroalimentar encontra-se num momento em que necessita de soluções imediatas que lhe permitam armazenar as matérias-primas em segurança. Os armazéns desmontáveis VALL satisfazem os requisitos rigorosos para o armazenamento seguro e saudável destes produtos.
Armazéns desmontáveis para o armazenamento de matérias-primas agroalimentares: a solução rápida e rentável exigida pela indústria
A indústria agroalimentar e de transformação de alimentos está habituada a imprevistos. Em muitos casos, a natureza temporária de algumas matérias-primas e produtos acabados obriga-os a tomar decisões rápidas que proporcionam soluções para situações específicas. Mas nos últimos meses, o número de imprevistos multiplicou-se e, por várias razões, obrigou os responsáveis deste sector a atualizar os seus conhecimentos quase todos os dias, de modo a enfrentar os grandes desafios.
Olhando para o futuro, nas próximas semanas e meses, a capacidade de reagir rapidamente será a decisiva para o sucesso e a manutenção da atividade no sector.
Na VALL oferecemos soluções para o armazenamento de matérias-primas agroalimentares.
A seca e o aumento dos preços obrigam a indústria agroalimentar a fazer compras grandes
As consequências da seca, da guerra na Europa de Leste e da inflação significam menor quantidade de matérias-primas disponíveis e preços que sobem todas as semanas.
É por isso que grande parte da indústria agroalimentar está à procura de novas formas de expandir o seu espaço de armazenamento de matérias-primas, quando pode adquiri-lo com qualidade e ao preço certo, para contornar futuros aumentos de preços e evitar ruturas de stock.
Para o fazer com segurança, é necessário escolher armazéns preparados para armazenar produtos destinados ao consumo humano. Os armazéns desmontáveis estanques e opacos VALL para matérias-primas agroalimentares são uma solução segura.
Temor à escassez de carne e lacticínios
A falta de ração devido à seca e à falta de fertilizantes, juntamente com a inflação, levou muitas explorações pecuárias familiares, mais vulneráveis, numa situação difícil. O receio da indústria alimentar é que se dê um abandono generalizado desta atividade, resultando numa escassez das matérias-primas de que necessitam.
Esta potencial redução temporária na produção de carne, lacticínios e ovos pode forçar a indústria alimentar a modificar as suas fórmulas ou receitas, e substituir uns alimentos por outros nos seus novos produtos. Espera-se que haja uma redução de produtos animais por produtos veganos elaborados com produtos de origem agrícola como a soja, o grão-de-bico ou o trigo.
Esta situação inesperada está a forçar a indústria alimentar a preparar-se para um futuro com menos carne e a encontrar rapidamente espaço de armazenamento adequado para cereais e leguminosas.
A geopolítica e os custos energéticos estão a pressionar a indústria agroalimentar a procurar novos locais para as suas instalações
A geopolítica e as suas consequências nos preços da energia estão a forçar algumas empresas do sector a deslocar parte da sua produção para lugares onde a energia é mais barata.
Os preços do gás e da eletricidade em países como a Alemanha, Polónia, França ou Itália e o receio de interrupções obrigatórias do fornecimento de energia estão a dirigir a sua atenção para as centrais que algumas multinacionais do sector têm em Espanha, Portugal ou fora da UE. O armazenamento da maior parte das matérias-primas adquiridas em áreas próximas destas fábricas facilitará as operações e será fundamental para a redução de custos.
Os armazéns pré-fabricados desmontáveis permitem uma atuação rápida, dado que podem estar operacionais em poucos dias ou semanas na localização que escolher.
As paragens em certas fábricas de produtos auxiliares forçam o armazenamento de matérias-primas por períodos mais longos
Outra situação que está a afectar a indústria agroalimentar e a sua necessidade de armazenamento são as paragens nas empresas de produtos auxiliares. Fundições e fabricantes de recipientes de vidro estão a produzir durante menos dias devido ao aumento dos custos da energia.
Entretanto, a indústria do papel e do cartão está também a sofrer paragens mais graves em países como a Alemanha, mas que afetam a embalagem dos produtores internacionais.
Estes problemas na obtenção de embalagens e rótulos, quando obriga a interromper a produção na indústria agroalimentar, significam que as matérias-primas têm de ser armazenadas por períodos mais longos de tempo à espera de processamento. Esta situação implica que as mercadorias dos produtores e distribuidores não podem ser recebidas ou, como alternativa, que se deve ter mais espaço disponível para armazenamento.
Os requisitos dos armazéns desmontáveis para armazenar matérias-primas agroalimentares
Mas os requisitos de armazenamento para estas matérias-primas significam que nem todos os espaços são adequados. Têm de satisfazer os requisitos de estanquidade, opacidade e segurança que as matérias-primas alimentares necessitam.
Os armazéns desmontáveis VALL para armazenamento de matérias-primas agroalimentares cumprem com a rigorosa regulamentação legal a este respeito.
- São soluções eficazes, os armazéns desmontáveis para produtos agroalimentares que podem ser instalados e estar operacionais em poucos dias ou semanas, dependendo do seu tamanho e características, no local escolhido.
- Protegem as matérias-primas armazenadas das condições climáticas que podem afetar a segurança e a qualidade dos alimentos.
- Têm um elevado grau de estanquidade e isolamento para evitar a humidade e o acesso de pragas.
Os armazéns desmontáveis VALL para o armazenamento de matérias-primas agroalimentares são uma solução rentável que ajuda a resolver com sucesso a situação, pois podem ser comprados ou alugados e desmontados quando a situação muda e este espaço de armazenamento já não é necessário.
Fontes:
https://www.consumer.es/seguridad-alimentaria/la-seguridad-de-las-materias-primas.html
https://vall.pt/tendas-pavilhoes-armazenagem-produtos-agro-alimentares/
https://valenciaplaza.com/la-industria-agroalimentaria-valenciana-cierra-lineas-de-produccion
https://www.lasprovincias.es/economia/materias-primas-faltan-espana-20220314115407-nt.html