O aço sempre esteve presente nas estruturas dos edifícios industriais desmontáveis. A sua utilização tem sido fundamental na fabricação de perfis e ancoragens, entre outros elementos periféricos de fixação e reforço.
Sem dúvida, é um elemento essencial que proporciona a máxima segurança a qualquer construção de alumínio ou madeira.
Índice
À medida que os edifícios desmontáveis e as tendas industriais ganharam terreno em relação aos edifícios convencionais, em sectores como a indústria e a logística, a utilização do aço também se tornou cada vez mais popular em recintos e áreas cobertas. E, em 2015, a Vall deu o salto utilizando deste metal diretamente na fabricação de estruturas.
Desde meados do século XX, o aço tem sido o principal material estrutural na construção tradicional e edifícios de engenharia civil. É utilizado há mais de um século na construção de edifícios altos, pontes e plataformas offshore.
A Ponte de Brooklyn (1883), a Torre Eiffel (1889) ou o Empire State Building (1931) não são apenas ícones da utilização do aço na engenharia civil. São exemplos da grande resistência e durabilidade do aço.
A sua tenacidade e resistência tornaram-no um elemento essencial na construção, a um preço muito acessível, e um método de produção amigo do ambiente com resíduos 100% recicláveis. Assim, na Vall, pensamos que um material tão útil e solvente no sector da construção fixa deveria ser também o grande aliado das construções desmontáveis.
De facto, tem sido assim desde a Segunda Guerra Mundial. Embora a sua popularidade ainda esteja longe de atingir o auge.
Breve história do aço nas estruturas amovíveis
A fabricação de estruturas desmontáveis de aço generalizou-se durante a Segunda Guerra Mundial, em resposta à necessidade de construir quartéis, armazéns e outras estruturas com elevados requisitos de resistência, eficiência e possibilidade de serem transladados.
Terminada a guerra, este tipo de estrutura continuou a evoluir para criar um mercado novo; o dos edifícios pré-fabricados desmontáveis.
Os avanços na utilização do aço na indústria da construção proporcionaram propriedades mais específicas a este material e a capacidade de oferecer uma vasta gama de acabamentos e qualidades. Como resultado, não é difícil encontrar cada vez mais aço em edifícios pré-fabricados ou amovíveis.
No entanto, a sua utilização como estrutura em tendas ou edifícios industriais desmontáveis irrompeu no mercado em particular durante a última década.
A globalização e a volatilidade dos mercados proporcionaram modelos de produção baseados na eficiência, o que implica baixar os custos de construção, razão pela qual os pavilhões desmontáveis têm vindo a ganhar terreno em relação aos edifícios convencionais.
Além disso, também tem aumentado a necessidade das empresas de dispor de espaços de produção e armazenamento ampliáveis e que possam ser transladados, para se adaptarem às necessidades de cada negócio ou projecto, num ambiente empresarial altamente competitivo e internacionalizado. E estas propriedades só se podem adquirir com armazéns desmontáveis.
Este sector, que no seu início era caracterizado por estruturas de alumínio, começou recentemente a exigir propriedades que o alumínio nem sempre pode oferecer, quer em termos de dimensão e resistência, como de durabilidade ou estética. Foi assim que as estruturas de aço emergiram no sector e têm ganhado popularidade dia após dia.
A grande vantagem de utilizar aço em estruturas amovíveis
A grande vantagem do aço como estrutura para edifícios industriais é também a principal razão pela qual nós, na Vall, decidimos apostar por este tipo de estrutura e diversificar a nossa gama de produtos:ultrapassando assim os limites das estruturas de alumínio.
As estruturas de alumínio são altamente resistentes, versáteis e eficientes. O alumínio é também um material económico, amigo do ambiente e 100% reciclável. No entanto, estes tipos de estruturas têm limitações quando se trata de proporcionar grandes espaços abertos, tanto em largura e comprimento, como em altura. Permitem um tipo de construção modular em que, unindo várias destas estruturas, poderíamos obter espaços cobertos de qualquer comprimento e largura, mas inevitavelmente esse espaço seria delimitado internamente por colunas.
Com o aço, isto não acontece. Conseguimos construir armazéns completamente diáfanos de 9.000 m2, sem a necessidade de colocar uma única coluna ou guia horizontal. A utilização do aço também nos permitiu considerar o terceiro eixo dimensional (altura) como uma possibilidade de ganhar espaço; graças ao aço, as estruturas também podem ser mais altas.
Esta vantagem só é possível com estruturas de aço. A resistência e dureza deste material é o que permite cobrir grandes dimensões, totalmente diáfanas, mantendo, ao mesmo tempo, a máxima estabilidade e segurança.
A vantagem de ganhar altura é particularmente útil nos centros logísticos, onde não é apenas a área do solo que pode ser utilizada ao máximo, como também permite ganhar espaço de armazenamento em altura.
Além disso, o aço é também um material estrutural cada vez mais valorizado no sector industrial, especialmente para a construção de fábricas que devem perdurar indefinidamente, em condições de trabalho muito exigentes e efeitos climáticos muito adversos, sem que percam o principal valor dos armazéns desmontáveis: o baixo custo económico.
As propriedades mais valorizadas do aço na fabricação de estruturas desmontáveis
As vantagens mais valorizadas de qualquer edifício industrial desmontável (qualquer que seja o seu material de construção) são o preço, a eficiência e a sustentabilidade. E o aço cumpre estas três condições:
- É um material muito económico, tanto para comprar como para trabalhar.
- A produção de aço respeita o ambiente, pois requer um gasto controlado de recursos, como a água e a eletricidade.
- É um material totalmente e indefinidamente reciclável. Na realidade, 40% do aço utilizado no mercado é reciclado.
Mas o aço também acrescenta uma série de propriedades à construção de edifícios industriais e tendas que os tornam muito mais resistentes e duráveis, superando inclusivamente algumas das características das construções convencionais:
- O aço é altamente maleável, e pode ser fabricado numa grande variedade de formas e tamanhos.
- É um material muito forte e rígido. Utilizado como estrutura, pode suportar grandes pesos, forças ou ações, tais como a força do vento ou da chuva, o peso da neve ou a violência dos terramotos.
- O aço é resistente e perdurável e as suas propriedades podem permanecer inalteradas durante mais de 100 anos.
- É altamente tenaz, o que dificulta muito a sua ruptura total ou parcial.
- É elástico e versátil e as suas propriedades físicas e mecânicas tornam-no adequado para qualquer tipo de aplicação.
- É dúctil e a sua soldadura ou ligação é fácil e de alta qualidade.
Para além de todas as suas propriedades inerentes, com o tratamento adequado, o aço pode oferecer alta resistência à corrosão, ferrugem e desgaste, de modo que as suas propriedades seriam protegidas inclusivamente em áreas particularmente húmidas ou áreas com elevada exposição à água ou sal marinho.
Todas as propriedades que o aço matém nos edifícios industriais desmontáveis
Há uma série de requisitos essenciais quando se trata de construir edifícios industriais amovíveis. E qualquer material de construção que se destine a ser utilizado para a sua construção deve satisfazê-los sem exceção.
O aço encontra-se com todos eles:
- É um material ideal para uma construção rápida.
- Pode ser pré-fabricado em peças, transportado e montado facilmente.
- Oferece muitas possibilidades de forma e tamanho.
- Permite aumentar ou reduzir o tamanho, dependendo das necessidades do projeto ou da empresa.
- Pode ser desmontado para recuperar o terreno e pode ser deslocado a outro local, com as mesmas características.
- A sua manutenção e reparação é fácil, rápida e muito económica.
- Não são necessárias fundações, para além de ancorar ao solo.
- Aproveita ao máximo o espaço disponível, com um resultado de metros úteis muito superior ao de uma obra convencional.
- Todos os elementos que compõem a estrutura podem ser reutilizados ou reciclados após o desmantelamento.
O futuro do aço na construção de edifícios industriais amovíveis
Actualmente, a compra de pavilhões e tendas industriais com estruturas de aço continua a ser uma minoritária. As estruturas de alumínio continuam a ser a preferência de compra e aluguer para os clientes que procuram uma solução económica e eficiente para as suas necessidades de espaço coberto.
Isto deve-se principalmente ao facto de as dimensões tornadas possíveis pela estrutura de aço nem sempre serem necessárias. A maioria dos clientes que solicitam um edifício desmontável vêem todas as suas necessidades cobertas por uma estrutura de alumínio; o material tradicional para este tipo de construção, que é também mais barato de adquirir no mercado.
No entanto, no processo de construção e montagem de edifícios industriais desmontáveis, todos os custos acabam por se igualar o suficiente para que não haja diferença económica relevante entre uma estrutura de alumínio e uma estrutura de aço.
Além disso, tendo em conta as propriedades agregadas do aço, tais como resistência, durabilidade e espaço aberto, a relação qualidade/preço favorece este material em relação ao alumínio.
É por isso que na Vall trabalhamos para aumentar o alcance e a popularidade das estruturas de aço, ao mesmo tempo que investigamos para optimizar o seu custo e maximizar as suas qualidades. Não tanto para competir contra estruturas de alumínio, que continuarão a ser mais rentáveis e eficientes em determinadas circunstâncias, mas para competir no mercado com edifícios construídos convencionalmente, de construção fixa e inalterável.
Porque, sem dúvida, os edifícios industriais com estruturas metálicas conseguem cobrir as necessidades dos clientes que, até agora, não viam as estruturas desmontáveis como uma solução definitiva para os seus desafios.