31/10/2023 Vall

VALL presente na America’s Cup 2024

A empresa valenciana Metro Lineal Obras s.l. confiou à VALL a construção das instalações para a equipa INEOS BRITANNIA no cais Muelle de España em Port Vell em Barcelona. Um edifício retangular com uma estrutura metálica de dois andares e uma superfície de 1600 metros quadrados.

 

Tabla de contenidos

Nesta 37ª edição, o concurso terá início em Barcelona a 22 de agosto de 2024. No verão de 2023, as equipas já se instalaram em Barcelona para começar a treinar para esta competição que reúne as melhores equipas de vela do mundo. Barcelona não será apenas o palco da abertura oficial. Será também o local da última regata preliminar. E a Challenger Selection Series, que presidirá ao America’s Cup Match em outubro do mesmo ano.

A edição anterior teve lugar em 2021 na Nova Zelândia (teria sido realizada em 2020, mas a pandemia atrasou a sua celebração). 40.000 espectadores assistiram à competição em direto no local e 1.600 barcos navegaram como espectadores. Estes são números que a edição de 2024 da America’s Cup em Barcelona espera ultrapassar largamente.

A VALL estará presente na America’s Cup 2024 construindo as instalações para a equipa INEOS BRITANNIA.

A nossa empresa foi escolhida pela Metro Lineal Obras, S.L., concessionária da equipa INEOS BRITANNIA, para construir a estrutura principal, as estruturas de pavimentos interiores, a cobertura, os recintos e os acessos das suas instalações para a America’s Cup 2024. Os trabalhos realizados num curto espaço de tempo para albergar tudo o que é necessário para a equipa INEOS BRITANNIA já foram concluídos. As instalações acolherão a equipa e tudo o que for necessário em terra durante os treinos e durante a competição.

Na quinta-feira, 20 de julho de 2023, a equipa INEOS BRITANNIA mudou-se para estas instalações situadas num local privilegiado ao lado do antigo IMAX, que acolherá o America’s Cup Experience, um centro de sensibilização para a America’s Cup que receberá, sem dúvida, milhares de visitantes quando estiver aberto.

Os AC40 foram transferidos para lá, juntamente com a tripulação, os barcos, o equipamento pessoal e desportivo. A chegada dos dois monocascos de 11,80 metros com hydrofoils marcou o início da preparação em Barcelona. No dia 1 de agosto, começaram os treinos com cascos diferentes dos utilizados anteriormente em Palma.

Boa sorte na competição para a equipa Ineos Britania.

 

VALL presente na America

 

Equipa INEOS BRITANIA, concorrentes na America’s Cup 2024.

O INEOS Britannia da Royal Yacht Squadron tem muito boas perspetivas para a competição.

Em 2021, a tripulação era composta por 11 britânicos e um australiano. Mas na equipa britânica que vai competir na 37ª edição da America’s Cup há também uma presença importante de espanhóis fora da tripulação. Entre eles, o campeão olímpico Xabi Fernández como treinador da equipa. Também o físico e meteorologista Miquel Sánchez Cuenca. E a engenheira informática Elvira Llabrés, o engenheiro aeronáutico Marc Artola e o engenheiro estrutural Sebastián Zárate. Juntamente com o gestor de logística Pablo Mira, lideram a parte espanhola da equipa.
A INEOS Britannia tem a sua sede fixa em Old Portsmouth e a Metro Linear, juntamente com a VALL, construiu a sua sede temporária para a America’s Cup 2024 em Barcelona. A equipa representa o Royal Yacht Squadron, fundado em 1815 e sediado em Cowes, na Ilha de Wight, um dos clubes mais antigos e prestigiados do mundo.

 

 

A America’s Cup, a mais antiga competição internacional de vela do mundo, tem sede em Barcelona.

Sabia que a America’s Cup é a competição desportiva internacional mais antiga do mundo? Nasceu em plena era vitoriana e o seu prestígio tem vindo a aumentar desde então. Em 1851, a Rainha Vitória e o seu marido, o Príncipe Alberto, organizaram a Grande Exposição com a intenção de que o mundo visse o Reino Unido como uma nação líder, mostrando a sua excelência e tecnologia.

 

VALL presente na America

 

Entre os convidados do evento encontrava-se o New York Yacht Club, que, por sugestão do casal real, enviou uma embarcação que mostrava as capacidades da construção naval americana. Este barco competiu com a frota britânica numa corrida à volta da ilha britânica de Wight.

A equipa INEOS BRITANIA tem como objetivo vencer a America’s Cup 2024, conquistando o cobiçado troféu para a Grã-Bretanha. Para tal, terá de enfrentar a equipa campeã, a Emirates Team New Zealand, em representação da Royal New Zealand Yacht Squadron. E outros adversários como eles: American Magic (EUA), Luna Rossa Challenge (Itália) e Alinghi Red Bull Racing (Suíça).

A America’s Cup 2024: uma injeção de investimento que transformará Port Vell.

Os mais de 120 milhões de euros de investimento público-privado que Port Vell está a receber para se preparar para a America’s Cup terão um impacto positivo na cidade e em toda a zona, com um impacto positivo esperado muito elevado na economia local.
Para além das instalações para as equipas, o Port Vell está a ser transformado com a remodelação de espaços, novas construções, renovações, remodelações, novos edifícios, áreas urbanizadas, remodelações, melhorias… Entre elas, a remodelação do Aquário com um investimento de mais de 13 milhões de euros.

Uma grande parte das instalações permanecerá após o concurso e será utilizada para outros fins, para além dos novos projectos promovidos pelo Porto de Barcelona.

 

Carles Vall General Manager

 

Fontes:

https://www.lavanguardia.com/local/barcelona/20230726/9133464/puerto-acelera-apertura-dos-kilometros-paseo-mar.html

https://INEOSBRITANNIAgrenadier.com/es/es/explora/INEOS BRITANNIA-grupo/INEOSBRITANNIA-britannia-combatiendo-la-historia

https://www.lavanguardia.com/economia/20230519/8957095/asi-transformara-port-vell-barcelona-copa-america-brl.html

https://www.marca.com/vela/copa-america/2023/07/20/ineos-britannia-instala-base-barcelona.html

https://es.wikipedia.org/wiki/Ben_Ainslie_Racing