O transporte marítimo é hoje o principal meio de transporte de mercadorias.
Cerca de 85% das mercadorias transportadas no mundo são transportadas por via marítima. E os nós essenciais deste meio de transporte são os portos.
A segurança, rapidez, flexibilidade e eficiência dos portos são um marco importante para a economia do nosso país. Por esta razão, os portos não funcionam normalmente de forma independente, mas estão ligados a uma ZAL (Zona de Actividades Logísticas). Estas áreas acrescentam valor fornecendo serviços de armazenamento, agrupamento e desarmazenamento, embalagem, paletização, rotulagem e até de produção.
Ter boas instalações e serviços, que minimizam o trabalho, as viagens e os tempos de paragem, bem como ter ligações com outros meios de transporte, ajuda a atrair e reter clientes. Por outras palavras, atrai mais carga e mais navios e, como consequência, mais negócios.
Uma ligação ágil e fluida entre estes ZALs e os portos é fundamental para melhorar a sua competitividade, bem como a da região e mesmo do país, dentro do quadro internacional.
Tendo em conta estes parâmetros essenciais, encontramo-nos com os 5 portos mais importantes do país: Algeciras, Valência, Barcelona, Bilbao e Castellón.
No entanto, e como não podemos todos caber nestes 5 portos, hoje, na VALL, como especialistas em centros logísticos, gostaríamos de vos falar sobre 3 outros que visam melhorar substancialmente o seu posicionamento nos próximos anos.
– Introdução: compreender o funcionamento integral dos ZALs
– O porto de Alicante: o corredor mediterrânico está a ficar mais forte
– O porto de Sevilha: em busca de inovação e compromisso ambiental.
– O porto de Santander: um compromisso emergente para se ligar à Europa
Introdução: compreender o funcionamento integral dos LAZs
Com os LAZs, os portos tornaram-se pontos integrados na cadeia de produção, comercialização e distribuição de mercadorias. São agora importantes centros de informação onde os dados são recolhidos e os serviços são desenvolvidos. É por isso que estamos a assistir cada vez mais a actividades de desenvolvimento e promoção integradas, tais como formação, programas para promover a comunicação logística ou apoio ao cliente final.
No final, estes ZALs acabam por funcionar como centros de negócios, onde a concentração de capital e talento promove sinergias e a criação de novas actividades económicas. Além disso, estão a começar a tornar-se espaços ideais para a inovação tecnológica.
As empresas que estão integradas nas LAZ portuárias podem hoje em dia aceder a infra-estruturas mais completas e eficientes, melhorar os seus contactos e poupar dinheiro, aproximando as suas mercadorias do porto e reduzindo o transporte rodoviário.
As autoridades competentes estão conscientes do grande potencial económico e de desenvolvimento dos portos. Mas também compreendem que um porto não liga apenas mercadorias ao mar e que boas ligações intermodais de transporte são vitais para o desenvolvimento empresarial. Assim, cada vez mais, veremos esforços das administrações para aproximar o comboio (um meio de transporte limpo, rápido e de alta capacidade) destes ZALs e para garantir serviços adicionais a todos aqueles que neles se instalam.
O porto de Alicante: o corredor mediterrânico torna-se mais forte
Entre os portos que desejamos apresentar-vos hoje, destaca-se o porto de Alicante. Um porto ensombrado por dois dos mais importantes do país: o de Valência e o de Castellon. Um nó que, de momento, ainda está limitado ao carregamento de contentores e, em menor medida, de mármore.
No entanto, este porto está a começar a estar muito presente nos meios de comunicação social. Demonstrou sem dúvida uma clara vocação para o serviço, comunicação e desenvolvimento. Há uma proliferação de actividades e propostas de grande relevância para a compreensão do futuro dos portos, tais como o Fórum de Tecnologia Logística-Portuária ou o Observatório Comercial. Estas plataformas são concebidas para transformar a informação económica e logística recolhida no porto em serviços atractivos adaptados às necessidades das empresas.
Em termos de serviços, como enclave privilegiado no corredor mediterrânico, o porto de Alicante lançará em breve um serviço de processamento de certificados aduaneiros. Este novo serviço facilitará o trabalho das empresas exportadoras, tanto na província como nas províncias vizinhas, quer embarquem no porto de Alicante ou em outros portos nacionais.
A intenção do porto de Alicante é acelerar o movimento de carga e evitar as longas filas que ocorrem em portos como Algeciras, Valência ou Bilbao. Sem dúvida, mais um incentivo para que as empresas desviem os seus carregamentos para este porto.
A multinacional logística, Dachser, decidiu claramente investir neste porto e adquiriu uma superfície de 51.364 m2 para as suas instalações, que incluem um armazém industrial de 13.000 m2 e um edifício de escritórios de cerca de 2.300 m2.
O seu principal inconveniente é que ainda não está totalmente ligado à rede ferroviária do Corredor Mediterrânico, embora se espere que o projecto avance nos próximos meses e anos para optimizar as ligações que, actualmente, são mantidas principalmente por estrada.
O porto de Sevilha: em busca de inovação e compromisso ambiental
Se o que se procura é um porto empenhado no ambiente e no empreendedorismo, uma grande opção seria o porto fluvial de Sevilha que planeia atribuir uma parte importante dos fundos europeus da Próxima Geração a projectos que minimizem o seu impacto ambiental.
Por um lado, há o desenvolvimento da plataforma logística da energia eólica para converter o porto num ponto de referência para as energias renováveis. Por outro lado, as administrações regionais vão investir em veículos movidos a hidrogénio para descarbonizar a mobilidade, dentro e fora do porto. Estes motores serão integrados em autocarros, ambulâncias, carros de bombeiros e outros veículos de serviço.
Estes dois projectos ecológicos juntam-se aos projectos ambientais já promovidos pelo porto de Sevilha para a conservação da biodiversidade.
Sevilha também assumirá um compromisso claro com a digitalização de última geração das operações de logística portuária e a automatização do tráfego ferroviário com o projecto Ferro Port System.
A tudo isto devemos acrescentar o crescimento planeado das suas docas, com um terminal de carga de 32.000m2 para a empresa Aldeport. E a aprovação do futuro Centro de Inovação Universitária, que terá uma superfície de 10.600 m2 e cujo objectivo é a transferência de conhecimentos e o desenvolvimento da I&D&I na área portuária. Este centro fornecerá apoio ao empreendedorismo e promoverá a intersecção, consolidação e crescimento do tecido empresarial do porto. Uma actividade que terá início antes de 2023, conforme acordado na sua aprovação.
Como facto importante, gostaríamos também de salientar que o investimento total previsto, entre fundos públicos e privados, no porto de Sevilha, para os próximos anos, ascende a 500 milhões de euros. Uma forte injecção que servirá sem dúvida como atracção para muitas empresas.
O porto de Santander : um compromisso emergente para se ligar à Europa
Queríamos fazer uma breve menção ao porto de Santander, sobretudo devido às boas intenções demonstradas pelos organismos públicos de o fazer crescer até ao nível dos seus vizinhos em Bilbao e Astúrias.
Com um investimento empenhado de 100 milhões de euros e a criação, finalmente, de uma linha ferroviária que a liga a Madrid e Bilbao, este porto tem muitas possibilidades de crescimento.
La Pasiega, o centro logístico de 870.000 m2 que estará ligado ao porto e a 10 minutos do comboio e do aeroporto, será a grande força motriz por detrás do seu desenvolvimento internacional. Um nó com o Reino Unido que visa quebrar as barreiras de Brexit.
Na VALL gostamos de estar atentos a todos os novos desenvolvimentos nos portos e trazê-los ao conhecimento dos nossos clientes, com o objectivo de os ajudar a encontrar a melhor localização para os armazéns industriais desmontáveis que nós próprios fabricamos e montamos.
Não importa qual o porto escolhido para o trabalho de produção e logística, recomendamos sempre salões desmontáveis fortes e versáteis. Porque os tempos estão em constante mudança e um armazém VALL permitir-lhe-á sempre redimensionar o seu negócio e até deslocá-lo, dependendo das suas necessidades de mudança.
Referências: EuropaPress, ABC, informacion.es, Terzer.