18/03/2022 laura

5 Razões para escolher uma estrutura de alumínio

O alumínio é o material mais frequentemente utilizado para a construção de estruturas de edifícios industriais desmontáveis. É também um dos materiais estrela em recintos e telhados. De facto, na VALL, o nosso produto mais vendido são os edifícios industriais desmontáveis AluSpace. 


Índice

  1. A leveza.
  2. Resistência e impermeabilidade.
  3. Reflexo de luz e calor.
  4. Saúde.
  5. Sustentabilidade.

Mas sabe porque é que estes edifícios são a escolha preferida de muitas empresas, organizações e associações? Aqui explicamos porque são tão populares.

Estas são as 5 principais razões pelas quais se deve escolher uma estrutura de alumínio para um edifício desmontável ou uma marquise industrial:

  • Ligeireza
  • Resistência e impermeabilidade
  • Reflexão da luz e do calor
  • Saudabilidade
  • Sustentabilidade

A leveza.

Uma das principais vantagens das estruturas de alumínio é o seu peso leve. Cada centímetro cúbico de alumínio pesa apenas 2,7 gramas, ou seja, um terço do peso do aço. Isto é muito menos do que o peso do material de construção convencional.

É por isso que o alumínio não é apenas utilizado no fabrico de estruturas em edifícios industriais desmontáveis, mas também no fabrico de painéis de revestimento e de telhado.

Esta grande leveza é o que torna o edifício mais fácil e mais rápido de montar no sector. Exige o menor esforço humano e mecânico. E isto, claro, significa um tempo de montagem mais curto e um custo económico mais baixo.

De facto, como pesa menos, é também mais económico de transportar, pois os veículos precisam de menos combustível para carregar o alumínio.

 

Resistência e impermeabilidade.

Muito importante é a sua elevada resistência e impermeabilidade. Isto é especialmente interessante em áreas de neve ou chuva forte, onde pode acumular-se abundantemente nos telhados ou atingi-los com força. Assim, é ideal para centros logísticos no Inverno, feiras de Natal ou pistas de patinagem para o Natal, entre outros usos.

Lembre-se de que o alumínio é muito leve, pelo que apoiar o telhado não acrescenta stress à estrutura. São necessárias condições meteorológicas muito adversas para que o edifício comece a sofrer.

Mas o alumínio não é apenas resistente ao peso. Tem também uma elevada resistência à corrosão. Isto torna-o ideal para salas desmontáveis em áreas com condições climáticas comuns, tais como vento, chuva, salitre ou humidade elevada.

Reflexo de luz e calor.

O alumínio tem um excelente nível de reflexão e uma elevada resistência a altas temperaturas. Estas propriedades dão às estruturas, painéis e edifícios inteiros vantagens magníficas: 

  • Proporciona um elevado nível de conforto térmico. Esta é uma vantagem a ter em conta para qualquer utilização em que o bem-estar das pessoas seja importante, pois não permite que o calor passe para o interior do edifício, nem permite que o calor interior escape. Assim, é ideal, por exemplo, quando usado para criar balneários, eventos de acolhimento, cantinas de fábricas ou centros educativos, como área de lazer coberta em casas de repouso ou para albergar centros cívicos. De facto, são a escolha preferida para as salas de desporto.
  • Garante uma elevada eficiência energética. Especialmente em termos de resistência a temperaturas elevadas. Conseguem manter um ambiente interior mais fresco com baixo consumo de energia, mesmo nas áreas geográficas mais quentes e ensolaradas ou nos períodos mais quentes do ano. Assim, pode garantir o conforto das pessoas e a correcta conservação dos produtos com maior poupança no fornecimento de energia. Isto é muito relevante em áreas como, por exemplo, as indústrias agro-alimentar ou farmacêutica, armazéns de cuidados médicos ou espaços utilizados para o desporto.

ALUSPACE Edifícios industriais desmontável em alumínio

Saúde.

O alumínio é um material não tóxico que não liberta odores ou sabores de qualquer tipo. Esta propriedade é especialmente relevante na criação de gado, bem como na instalação de cantinas, quer sejam industriais, escolares ou eventos especiais.

 

Sustentabilidade.

O alumínio é um material 100% reciclável. De acordo com a Associação Europeia do Alumínio, a pegada de carbono relacionada com a produção de alumínio diminuiu na Europa em 21% desde 2010 e em 55% desde 1990.

Mas para além da sustentabilidade do próprio material, os edifícios desmontáveis de alumínio podem mudar a sua utilização muitas vezes antes de serem desmontados. A sua vida útil é longa porque quando a sua utilização termina, podem ser vendidos ou alugados para uma nova utilização por outra entidade. Ou se a empresa desejar deslocalizar-se, pode levar o edifício consigo em vez de construir um novo. Também pode ser expandido ou reduzido se as suas necessidades se alterarem. E se alguma peça se deteriorar, pode ser substituída fácil e rapidamente, com muito pouco uso de recursos materiais, mecânicos e humanos. E todas essas peças de alumínio deterioradas entram no processo de reciclagem para continuarem a circular numa economia sustentável.

Estas são as principais razões para escolher estruturas de alumínio para salões desmontáveis. E deixam claras as vantagens de os diferentes sectores escolherem este tipo de edifícios modulares.

Na VALL, como fabricantes e construtores de edifícios desmontáveis de alumínio, não estamos apenas empenhados neste material e estudamos a melhoria da sua utilização e eficiência. Também trabalhamos com a máxima responsabilidade social e ambiental. E acompanhamo-la com um serviço de consultoria e monitorização de alta qualidade. É por isso que os salões AluSpace da Vall têm uma procura tão elevada em toda a Europa e fora dela. 

As vantagens de instalar o seu centro logístico num porto.