02/09/2022 Vall

Armazéns pré-fabricados amovíveis para aumentar a sua capacidade de armazenamento

No contexto atual, muitas empresas de diferentes sectores encontram-se com a necessidade de ter espaços de armazenamento seguros. Tanto para as matérias-primas que recebem como para o estoque de produtos que fabricam.

É este o seu caso? Os edifícios pré-fabricados desmontáveis são a solução que necessita, para aumentar a capacidade de armazenamento, pela sua rapidez, eficiência e rentabilidade.

Em poucos dias (o número depende do tamanho e características da estrutura) é possível dispor de armazéns desmontáveis e tendas industriais operacionais no menor tempo possível. Pode comprar ou alugar. Isto permitirá aumentar a sua capacidade de armazenamento de forma fácil e rápida. E, se necessário, pode até pode transformar um armazém desmontável num centro logístico.

Índice

  1. Geopolítica, guerra e necessidades de armazenamento
  2. Crise de abastecimento e proteccionismo alimentar
  3. Problemas de transporte que aumentam a necessidade de armazenamento na indústria e logística
  4. O aumento de preços das mercadorias e a provável escassez aumentam a necessidade de armazenagem
  5. Evitar a escassez de produtos aumentando a capacidade de armazenamento

Na VALL estamos atentos aos desafios a que se enfrentam as empresas e às principais razões pelas que passa a ser urgente a necessidade de um aumento da capacidade de armazenamento. Preferíamos que estas dificuldades não existissem, mas não estão ao nosso alcance. O que podemos e devemos fazer é satisfazer-nos por colaborar e ajudar as empresas a enfrentar e a ultrapassar estes desafios com sucesso com o aluguer e venda de edifícios pré-fabricados amovíveis para armazenamento.
Armazéns pré-fabricados amovíveis para aumentar a sua capacidade de armazenamento

Geopolítica, guerra e necessidades de armazenamento

A geopolítica sempre influenciou o comércio internacional. Mas estamos num momento da história em que a sua influência é massiva e globalizada. E empresas de diferentes setores veem como isto afeta a sua atividade quotidiana. Assistimos a mudanças drásticas em poucas semanas.

Os mercados deixam de funcionar deixando estoque de produtos ou matérias-primas nas empresas que os abasteciam, como aconteceu com a Rússia e os seus países vizinhos para o Ocidente, ou com a Argélia para a Espanha. Um desafio que obriga o desvio do estoque de um mercado para outro. Mas, até se encontrarem mercados diferentes, a produção deve ser armazenada adequadamente.

Outra dificuldade é a necessidade de alterar as rotas de transporte para serem mais seguras, ou para evitar portos vetados pelas autoridades da UE. Fatores que aumentam a distância das rotas e os dias de navegação das mercadorias.

Estes e outros problemas derivados da atual situação geopolítica traduzem-se na necessidade de as empresas terem mais espaço disponível para armazenamento.

Crise de abastecimento e protecionismo alimentar

A crise de abastecimento ainda não foi resolvida e os indícios são de que não será resolvida nos próximos meses. E para piorar a situação, existe uma potencial crise alimentar já em curso.

Acontecimentos recentes como o confinamento na primavera em Xangai aumentam a gravidade da crise mundial de abastecimento. A isto acresce o protecionismo de alguns países na produção alimentar, o que levou à escassez de abastecimento em alguns mercados.

As empresas com capacidade de armazenamento compram matérias-primas quando podem ou recebem fornecimentos quando possível. E são obrigados a armazená-lo para continuar a fornecer a sua linha de produção e evitar paragens.

Nestes casos, os edifícios pré-fabricados industriais desmontáveis são a resposta para aumentar rapidamente a sua capacidade de armazenamento. E de forma rentável.

Problemas de transporte que aumentam a necessidade de armazenamento na indústria e logística

O transporte internacional ainda não conseguiu autorregular-se após os confinamentos generalizados devido à pandemia. Além disso, estas circunstâncias foram agravadas por novas dificuldades e desafios, que diariamente põem à prova a indústria e a logística que requerem mais espaço de armazenamento.

As greves geradas pelo aumento dos preços dos combustíveis já afetaram alguns países, tais como França, Reino Unido e Espanha, em alturas diferentes. E ameaçam repetir-se. Noutros, há anúncios de convocatórias que podem afetar tanto o transporte rodoviário como o ferroviário.

Neste contexto, as empresas e os centros logísticos têm de gerir estoques maiores. E, alguns produtores têm que estar preparados, armazenando mais matérias-primas para não parar a produção por falta dessas matérias.
Armazéns pré-fabricados amovíveis para aumentar a sua capacidade de armazenamento

O aumento de preços das mercadorias e a provável escassez aumentam a necessidade de armazenagem

Ultimamente muitos produtos e matérias-primas têm subido de preço. E é encontrar produtos cujo valor não tenha aumentado. Além disso, a especulação no comércio internacional de alguns produtos agrava o problema, o que se traduz em preços mais elevados.

Portanto, grande parte da indústria de fabricação, processamento e embalagem precisa de enfrentar este problema aumentando rapidamente a sua capacidade de armazenamento. Principalmente por uma questão de rentabilidade e de competitividade.

Evitar a escassez de produtos aumentando a capacidade de armazenamento

Estamos perante aquilo que alguns especialistas denominam a tempestade perfeita, que pode afetar tanto a escassez como a produtividade. Para contornar esta situação sem prejuízos, é vital aumentar a capacidade de armazenamento das empresas.

Quais são as principais causas de potenciais carências?

  • A seca, que afeta, entre outros países produtores de alimentos, tais como a Espanha e Marrocos. Isto significa uma menor produção alimentar. A indústria agro-alimentar, que necessita alimentos, está a ser forçada a encontrar novos fornecedores e a armazená-los, quando recebem as mercadorias, para evitar a paralisação. Os armazéns amovíveis pré-fabricados para a indústria agro-alimentar ajudam a resolver este problema.
  • Especulação, um problema que limita o acesso a matérias-primas no mercado e pode levar à acumulação de estoques nalgumas indústrias.
  • Protecionismo alimentar, como já referimos anteriormente neste artigo.
  • Concorrência e desvio de certas matérias-primas para outras indústrias. Exemplo disso é o que acontece com metais e outras matérias-primas para a indústria de armamento. Tanto devido às suas maiores necessidades como porque estão dispostos a pagar mais por elas.

Roger vall sales manager