27/06/2023 Vall

Armazéns modulares pré-fabricados para logística

A utilização de armazéns modulares pré-fabricados na logística é a solução de eleição para as grandes empresas do sector, e cada vez mais para as médias empresas devido às suas vantagens. Estes armazéns adaptáveis oferecem as soluções e as vantagens exigidas por um sector em crescimento que enfrenta grandes desafios todos os dias.

Na VALL, fabricamos armazéns prefabricados para grandes empresas e para diferentes países de vários continentes. Conhecemos bem as exigências deste tipo de construções modulares e sabemos porque é que as naves industriais pré-fabricadas são ideais para o sector da logística.

 

Tabla de contenidos

Edifícios industriais modulares pré-fabricados para logística

Armazéns temporarios modulares: porque é a solução escolhida pelas principais empresas do sector.

Aproveitar as oportunidades e ultrapassar os obstáculos, graças à rápida instalação de armazéns modulares pré-fabricados.

A competitividade na logística nacional e internacional é feroz. Num mundo em que a geopolítica e os hábitos de consumo se alteram quase à velocidade da luz, encontrar oportunidades e ultrapassar obstáculos é a chave do sucesso no sector.

Os armazéns logísticos pré-fabricados permitem a criação de grandes espaços de armazenamento e de trabalho num curto espaço de tempo e a sua rápida operacionalização nos locais escolhidos. E esta é uma vantagem preciosa, tanto para aproveitar as oportunidades em tempo real como para evitar obstáculos e encontrar soluções para os ultrapassar.

A abertura de novos mercados, as necessidades temporárias de grandes clientes em determinados locais, o custo mais baixo de um tipo de transporte que permite poupanças significativas de tempo e dinheiro nas expedições, são algumas dessas oportunidades.

A rápida instalação de armazéns industriais para o sector da logística permite atuar, em todos os casos, a uma velocidade vertiginosa, de modo a ter as instalações de que a empresa necessita no local onde precisa e operacionais num prazo muito curto. Uma resposta eficaz à logística e à armazenagem disponível para compra ou aluguer.

Adaptabilidade e flexibilidade rentável em edifícios industriais para o sector da logística.

A rápida adaptabilidade a situações de mudança anda de mãos dadas com os pontos anteriores e é outra razão pela qual os grandes intervenientes no sector da logística e da indústria optam por edifícios industriais modulares pré-fabricados.

Estas soluções permitem o crescimento rápido das instalações num único local. Ou, se necessário, a desmontagem e a deslocação igualmente rápidas para outro local. Mais perto de um determinado porto ou aeroporto, de uma determinada zona urbana, de um fornecedor ou destinatário… 

Além disso, as naves industriais modulares pré-fabricadas permitem a rentabilidade que cada empresa exige e necessita. Têm uma longa vida útil, praticamente não necessitam de manutenção e é possível escolher a modalidade que melhor se adapta à empresa, optando pela compra ou aluguer da nave industrial desmontável.

 

 

Armazéns industriais modulares desmontáveis e otimização para a logística.

Este tipo de armazéns permite-nos responder às exigências do sector, com espaços optimizados para as operações diárias, as tarefas e as necessidades que o trabalho logístico exige hoje em dia. 

A começar pela facilidade de organização do espaço. Soluções como os armazéns industriais desmontáveis em aço proporcionam grandes espaços abertos que podem ser utilizados em altura para um nível muito elevado de espaço útil de armazenamento e para facilitar as operações. Com facilidade de mobilidade interior e para conceber um espaço optimizado de armazenamento, carga e descarga que permita realizar as tarefas necessárias com o mínimo de movimentos e no menor tempo possível.

Além disso, permite a instalação fácil e rápida de acessórios para armazéns industriais modulares pré-fabricados para empresas de logística que contribuem para facilitar as tarefas exigidas pela empresa. Entre eles destacam-se:

  • Cais de carga que permitem tarefas de carga e descarga mais rápidas e seguras para uma cadeia de abastecimento mais ágil e eficiente para manter prazos de entrega curtos.  
  • Acessos criados para suportar em perfeitas condições e com segurança a passagem constante de mercadorias e da maquinaria que as carrega.
  • Protecções para evitar acidentes num espaço onde os veículos passam regularmente e manobram com agilidade.

Eficiência energética nas instalações das empresas de logística.

Nem todas as empresas de logística têm as mesmas necessidades em termos de temperatura no interior dos armazéns de armazenamento e distribuição, consoante o tipo de materiais armazenados. 

Em muitos casos, as mercadorias têm requisitos rigorosos de temperatura de armazenamento para serem mantidas em perfeitas condições. As condições climáticas externas não devem afetar a segurança e a qualidade dos produtos armazenados. É o caso da maquinaria de precisão, da logística alimentar e da logística farmacêutica, entre outras, que necessitam de ser mantidas dentro de intervalos de temperatura muito rígidos. 

Nestes casos, a instalação de naves industriais modulares pré-fabricadas requer excelentes materiais de isolamento térmico e de vedação que permitam manter a temperatura correcta com o menor custo possível de aquecimento ou arrefecimento do espaço interior. 

Outro ponto a ter em conta é que, com a logística 4.0, a utilização da robótica mais inovadora implica a utilização de máquinas modernas de precisão em constante funcionamento. Para um melhor funcionamento e para evitar avarias, é aconselhável manter uma temperatura interior que ajude a evitar o sobreaquecimento.

Sem esquecer a humidade e outras condições. Os armazéns modulares pré-fabricados oferecem as condições de estanquicidade necessárias para o armazenamento de determinados tipos de mercadorias.

Se está a pensar na solução certa para a sua empresa de logística, peça um orçamento na VALL ou contacte um dos nossos agentes comerciais para resolver qualquer questão ou dúvida que possa ter ou para receber aconselhamento profissional.

 

Fontes:

https://www.businessinsider.es/retos-logistica-2023-reina-incertidumbre-cansancio-1167390

Roger Vall Sales Manager