10/11/2022 Vall

Desafios logísticos para os gigantes do comércio electrónico

As grandes empresas de comércio eletrónico estão num bom momento em termos de vendas, mas enfrentam grandes desafios. 

Os clientes estão a tornar-se mais exigentes, a concorrência está a aumentar e a situação do comércio internacional está a mudar. Os desafios logísticos para os gigantes do comércio eletrónico no futuro próximo são significativos e para os enfrentar com sucesso, as decisões têm de começar a ser tomadas.

Índice

  1. Desafios logísticos para os gigantes do comércio eletrónico
    1. E quais são os maiores desafios?
    2. Enfrentar os picos de procura de uma forma adequada e conseguir a satisfação do comprador
    3. Congestionamento das cidades e entrega a tempo
    4. Armazéns preparados para todos os tipos de mercadorias
    5. Um mundo em mudança

Armazém industrial desmontável Aluspace, vista exterior
Embora a capacidade de improvisar seja uma vantagem entre os gestores, qualquer coisa que possa ser planeada, prevista e organizada com antecedência é provável que funcione melhor. Estar preparado para eventualidades e a capacidade de adaptação não significa tomar decisões improvisadas, mas conseguir prever antecipadamente o que pode acontecer e quais serão as melhores decisões possíveis nestas situações de emergência.

Na VALL vendemos e alugamos armazéns logísticos desmontáveis para grandes empresas internacionais de comércio eletrónico.

Desafios logísticos para os gigantes do comércio eletrónico

E quais são os maiores desafios?

Enfrentar os picos de procura de uma forma adequada e conseguir a satisfação do comprador

O pico da procura de gigantes do comércio eletrónico começa já em novembro e, nalguns casos, estende-se quase até fevereiro. O aumento das compras é brutal e muitas incluem o envio para diferentes destinos, uma prática típica dos clientes que compram presentes de Natal online.

Conseguir entregar a tempo e horas para Black Friday, Cyber Monday, Natal, saldos de janeiro e Dia dos Namorados é um dos desafios logísticos para os gigantes do comércio eletrónico. 

Sabia que nos últimos cinco anos, durante estas datas de pico de vendas, as maiores empresas de comércio eletrónico do mundo contrataram 11% mais de empregados? Estes são distribuídos em diferentes secções, tais como transporte ou trabalho de armazém. 

Em muitos casos, durante as semanas de pico da procura, a necessidade de espaço de armazenamento aumenta. E é necessário ter tendas industriais e armazéns desmontáveis em pontos estratégicos para distribuição ou entrega que possam ser desmontados após estas datas.

Congestionamento das cidades e entrega a tempo

Outro grande desafio logístico para os gigantes do comércio eletrónico tem a ver com o congestionamento nas cidades. Não só nas grandes cidades do mundo. Cada vez mais, também em cidades de média dimensão. 

O acesso já é difícil, especialmente nas horas de ponta. O congestionamento das entregas está a aumentar porque as compras em linha para entrega ao domicílio estão a crescer. E a configuração de cidades com mais ruas de sentido único e mais zonas pedonais complica o trabalho da transportadora de entregas.

Para poder entregar as encomendas a tempo, a proximidade dos centros logísticos às cidades tem de ser aumentada. Em alguns casos, as entregas tardias são penalizadas financeiramente ou envolvem uma devolução que, por sua vez, precisa de ser gerida e armazenada num espaço adequado. 

A tudo isto deve ser acrescentado o aumento das compras urgentes ou de entrega rápida. Nesta modalidade, apenas algumas horas passam entre a compra e a entrega. E tanto os armazéns de distribuição como os armazéns onde as mercadorias são expedidas para entrega devem ser localizados e organizados de modo a que este trabalho possa ser tratado no tempo necessário.

Armazém industrial desmontável Aluspace, vista inxterior

Armazéns preparados para todos os tipos de mercadorias

Quando a Amazon começou a vender, era uma livraria que vendia, efetivamente, livros. Hoje é um marketpalce gigante com um catálogo de produtos que inclui todo o tipo de bens e mercadorias. Da alimentação e do vinho aos veículos automóveis, dos produtos de limpeza aos dispositivos digitais, dos cosméticos ao vestuário. 

Alguns dos produtos vendidos pelos gigantes do comércio eletrónico têm requisitos específicos de armazenamento para uma conservação ótima. Há géneros alimentícios, produtos potencialmente perigosos ou produtos que podem ser danificados a determinadas temperaturas. Devem ser armazenados em espaços com as condições certas de impermeabilidade e temperatura. 

Este é um desafio para os armazéns logísticos, pois significa que tanto os seus armazéns permanentes como os seus armazéns temporários e de distribuição devem satisfazer determinadas condições. As exigências são elevadas. E lidar com ela rapidamente e com sucesso é essencial.

Um mundo em mudança

Nos últimos dois anos e um pouco, o mundo, que sempre esteve num estado de contínua transformação, tem mudado a uma velocidade vertiginosa. E para as grandes empresas de comércio eletrónico, isto representa um enorme desafio logístico. 

A reativação do comércio internacional após a pandemia tornou necessário introduzir alterações depois de já se ter adaptado à escassez de certos fornecimentos ou bens. O aumento do preço dos recursos energéticos na Europa e em grande parte do mundo, associado ao aumento das zonas em risco de conflito, tornaram necessário adotar rotas mais eficientes e adaptar o mapa dos armazéns à nova realidade. 

O risco de escassez de alguns produtos devido a problemas energéticos significa que a necessidade de manter um grande stock destes produtos está a aumentar. 

Nalguns países onde o comércio eletrónico é amplamente implementado, tais como a Alemanha ou a Grã-Bretanha, as autoridades já alertaram para possíveis cortes de energia em algum momento nos próximos meses. E isso pode significar que as grandes empresas de comércio eletrónico podem necessitar de apoio para distribuir a esses países a partir de países vizinhos, reforçando a sua presença nesses países. 

Estes são apenas os principais desafios logísticos para os gigantes do comércio eletrónico. A preparação para lhes fazer face com sucesso é algo que não pode esperar. É por isso que é tão importante a ajuda de empresas como a VALL que podem fornecer armazéns logísticos seguros e operacionais num curto espaço de tempo.

 

Fontes:

https://www.diarioelcanal.com/los-7-retos-de-la-logistica-del-e-commerce/

https://blog.seur.com/retos-oportunidades-logistica-ecommerce/

https://www.thenewnow.es/negocio/retos-transporte-y-logistica-comercio-online-protagonistas/

https://www.mascontainer.com/los-nuevos-retos-para-la-logistica-del-e-commerce-evolucion-y-consecuencias/

Carles Vall General Manager