21/11/2023 Vall

O que é a eco-logística e em que consiste?

A eco-logística, também conhecida como logística ecológica ou logística verde, está no centro das atenções das empresas mais avançadas e ambientalmente responsáveis. Por convicção, para melhorar a sua imagem ou para poupar recursos e dinheiro, é um modelo para o futuro que as empresas líderes estão a adotar hoje. E são cada vez mais as que sabem do que se trata e se juntam a este movimento.

Se ainda é um termo que lhe soa a outro mundo, descubra na VALL o que é e em que consiste a eco-logística.

 

Tabla de contenidos

O que é a eco-logística?

É o conjunto de práticas comerciais, processos e medidas que uma empresa pode adotar para minimizar o impacto ambiental da rede de logística, transporte, distribuição e entrega. Isto inclui as empresas do sector da logística, bem como o departamento de logística de qualquer tipo de indústria ou comércio.

Também é conhecida por outros nomes, como logística verde, logística ambiental ou logística sustentável.

Em que consiste a logística verde: processos-chave para a aplicação dos princípios da eco-logística.

Em suma, consiste na aplicação de medidas específicas para reduzir a pegada de carbono, minimizar o impacto ambiental, fazer uma utilização responsável dos recursos naturais e proporcionar uma melhor proteção do ambiente em todas as etapas e processos logísticos. Tanto na cadeia de abastecimento, quando se trata de logística industrial, como em todos os processos empresariais, no caso do sector da logística.

São muitas as medidas que podem ser tomadas e através delas podemos compreender melhor em que consiste e como pode ser aplicada na prática nas empresas.

O que é a eco-logística e em que consiste?

Armazenagem sustentável, chave da eco-logística.

A sustentabilidade da armazenagem é fundamental para atingir os objectivos da eco-logística. A logística verde e os armazéns desmontáveis sustentáveis andam de mãos dadas devido às suas vantagens em termos de impacto ambiental mínimo e de consumo de recursos, entre outros.

Mas na armazenagem logística verde, a relevância das normas de construção sustentável não são as únicas a ter em conta.A gestão sustentável também é fundamental. Todas as medidas implementadas para favorecer a redução do consumo de energia e de recursos naturais são importantes.Por exemplo:

A Inteligência Artificial permite uma melhor utilização dos recursos e a redução das deslocações dentro do armazém.
A mobilidade eléctrica reduz a pegada de carbono desta área da logística.

A inclusão de critérios ambientais na política de compras e aquisições.

Até há relativamente pouco tempo, era raro que os critérios ambientais fossem tidos em conta na política de compras e aquisições do sector industrial. Nem no sector da logística. No entanto, nos últimos anos, não só ganharam presença como também peso ou importância, tornando-se um fator cada vez mais relevante na tomada de decisões.

Dependendo das características de cada empresa, estes critérios podem referir-se a questões como:

  • A aquisição de veículos comerciais eficientes.
  • Preferência por produtos com embalagens ecológicas ou recicladas e pouca ou nenhuma utilização de plásticos.
  • Prioridade aos fornecedores locais.
  • Certificações de empresas e produtos para incentivar a compra de produtos e soluções sustentáveis.
  • Escolha de soluções sustentáveis em áreas como a instalação de armazéns logísticos, software de gestão, mobiliário ou maquinaria de armazém.

Transporte ecológico, a chave para uma logística ecológica.

Para atingir os objectivos da eco-logística, é essencial aplicar critérios ambientais na otimização da gestão dos transportes. Nesta área, existe um vasto leque de medidas importantes que as empresas podem adotar, entre elas:

  • Avaliação de localizações próximas das zonas de entrega. Com maior relevância para as empresas do sector logístico especializadas no transporte e entrega ao cliente final, seja ele uma empresa ou um particular.
  • Otimização das rotas de transporte e entrega para reduzir o consumo de energia.
  • Criação de mini hubs nas cidades e estudo do tráfego para determinar as horas de menor congestionamento no seu fornecimento para distribuição a retalhistas e clientes particulares.
  • Escolha de meios de transporte menos poluentes para a entrega em veículos ecológicos, como carrinhas eléctricas ou quadriciclos e bicicletas, veículos a GPL ou hidrogénio verde.
O que é a eco-logística e em que consiste?

Redução, reciclagem e gestão correcta dos resíduos produzidos no armazém.

Uma oportunidade fundamental para reduzir o impacto ambiental da logística reside na gestão correcta dos resíduos. Em primeiro lugar, devem ser adoptadas medidas para reduzir o volume de resíduos produzidos. Em segundo lugar, a aplicação de processos para separar os resíduos recicláveis dos não recicláveis, facilitando assim a sua gestão sustentável.

Pequenas medidas produzem grandes melhorias ao longo do tempo. Por exemplo, um software de gestão de armazenamento ajuda a reduzir o consumo de papel.

Otimizar a gestão de stocks.

Uma boa gestão de armazenamento reduz os custos e os recursos energéticos utilizados na logística inversa. E uma boa gestão de stocks de produtos perecíveis minimiza a perda de mercadoria, para além de representar uma poupança económica significativa.

As vantagens da eco-logística para as empresas.

Uma vez identificadas as chaves para a implementação de medidas de logística ecológica, os benefícios comerciais são evidentes:

  • Poupança de energia, poupança de recursos e poupança económica.
  • Melhor imagem corporativa.
  • Diferenciação da marca face à concorrência.
  • Melhor preparação para o futuro e a possível implementação de regulamentos exigentes em termos de sustentabilidade e proteção ambiental.
  • Melhor imagem social da empresa.
  • Menor poluição sonora e ambiental.
  • Facilita a atração de clientes, parceiros e colaboradores com uma forte consciência ambiental e compromisso com a sustentabilidade.

 

Roger Vall Sales Manager

 

Fontes:

https://www.esic.edu/rethink/management/que-es-la-logistica-verde-y-que-beneficios-aporta

https://es.wikipedia.org/wiki/Log%C3%ADstica_verde

https://www.mecalux.es/blog/logistica-ambiental

https://istas.net/descargas/Las%20compras%20verdes%20y%20socialmente%20responsables.pdf