13/07/2023 Alexander Diaz

O mais importante é ouvir as necessidades dos nossos clientes.

Structuresplus é o guia de vendas internacional da zeltundco, a revista líder na Europa para eventos e construção de tendas industriais há 20 anos. Neste link pode assistir à entrevista com o nosso CEO Carles Vall, onde ele discute as virtudes do aço nas estruturas VALL:

Tabla de contenidos

Entrevista Carles Vall

Entrevista com Carles Vall

O ambiente económico em mudança e altamente competitivo em que vivemos leva as empresas a adquirir edifícios que sejam o mais competitivos e flexíveis possível em termos de capacidade, qualidade, localização e custo.

Um sector que tem sido de grande ajuda e muito relevante neste sentido é o dos edifícios industriais desmontáveis, com elevado desempenho, preços competitivos e escaláveis, que podem ser montados e desmontados, localizados e relocalizados de acordo com as necessidades das empresas.

Para compreender melhor os benefícios destas construções desmontáveis, falámos com Carles Vall, cofundador e diretor-geral da Vall, uma das empresas mais consolidadas do sector, com desempenho em investigação, desenvolvimento, fabrico, montagem e desmontagem. Um exemplo de evolução técnica e tecnológica com mais de 30 anos de experiência.

Quais são as principais vantagens de optar por um edifício desmontável em vez de uma construção convencional?

As vantagens dependem das necessidades de cada empresa e de cada projeto; cada tipo de edifício desmontável tem uma finalidade específica. Existem aqueles que são mais rápidos de montar e com menos características que podem cobrir uma necessidade específica ou pouco exigente, como uma cantina coberta para os trabalhadores ou um armazém temporário durante a execução de uma obra. Por outro lado, temos armazéns de alto desempenho que funcionam como edifícios permanentes para armazenamento, fabrico, escritórios, pontos de venda

Sem dúvida, eu diria que os grandes beneficiários deste tipo de construção são as empresas que flutuam mais com as tendências económicas e de consumo, as que abordam novos projectos que requerem um espaço coberto rapidamente e que talvez o próprio projeto seja temporário, ou que o espaço disponível não seja desejado para ocupar permanentemente, mas que é necessário um espaço coberto com os benefícios das construções convencionais. Um edifício desmontável é uma opção muito mais competitiva em termos de custo, flexibilidade, adaptabilidade, construção e manutenção, que pode ser deslocado para outro local, desmontado se não precisar dele e até crescer se o seu mercado crescer. É também uma opção muito vantajosa para as empresas de logística de distribuição, uma vez que, com custos muito competitivos, é possível ter pontos de armazenamento e distribuição. Um líder mundial na distribuição, por exemplo, optou por este tipo de edifício para expandir a sua rede de expedição e equipou-o com a mais recente tecnologia para criar centros logísticos muito competitivos e eficientes de forma rápida e eficaz.

Por último, gostaria de salientar que os pavilhões desmontáveis são um produto muito sustentável em comparação com a construção convencional, em termos de conservação ambiental, impacto e contenção de CO2, bem como na reutilização dos materiais que o compõem, pelo que é, sem dúvida, um produto muito interessante também para as empresas empenhadas no ambiente.

Disse-nos que existem diferentes tipos de tendas, pode falar-nos de alguns deles?

Claro que temos as tendas industriais que podem ser montadas em 1000 m2 num só dia, nomeadamente o modelo EcoSpace. Depois temos o AluSpace ou o SteelSpace que, dependendo do tipo, tamanho e equipamento, podem ter 1000 m2 numa semana e finalmente temos o MaxiSpace, o sistema de grandes dimensões que, dependendo do seu tamanho, pode estar disponível em 4/5 semanas, por exemplo 3000 m2. Todos estes modelos podem ser adaptados e aplicados a muitos sectores de atividade, centros desportivos, sector da aviação, etc.  Os últimos MaxiSpace são sistemas de cobertura de alto desempenho que competem e são alternativas às construções convencionais.

Qual é o vosso principal produto?

Diria que são principalmente dois, o AluSpace, pela sua versatilidade, e o MaxiSpace, pela sua capacidade e desempenho. Embora cada vez mais, e devido a maiores exigências de resistência e desempenho, o MaxiSpace seja o que mais se destaca, os clientes que procuram soluções permanentes ou semi-permanentes, grandes espaços abertos ou alto desempenho, fazem com que esta opção em aço seja cada vez mais procurada.

Embora o edifício em alumínio seja o mais conhecido e comum, o que é produzido e oferecido há mais tempo no mercado dos edifícios desmontáveis, a procura de edifícios em aço não parou de aumentar desde que foi introduzido no mercado e está a oferecer níveis de satisfação e desempenho mais elevados do que as opções em alumínio, razão pela qual o consideramos o nosso produto estrela neste momento.

Entrevista Carles Vall

Podemos dizer que o pavilhão desmontável em aço está mais avançado?

Sim, é evidente que se trata de uma evolução clara em relação aos sistemas de alumínio, uma vez que as limitações do próprio material fazem com que, muitas vezes, não seja possível satisfazer os requisitos técnicos que, por vezes, os locais exigem, ou que os custos dos sistemas de alumínio sejam mais elevados para os satisfazer. Isto é especialmente verdade para projectos a longo ou muito longo prazo.

O nosso sistema de aço leve MaxiSpace oferece um excelente desempenho em termos de durabilidade, adaptabilidade e, acima de tudo, no cumprimento dos requisitos regulamentares no local onde vai ser instalado. As nossas soluções não só se adaptam às exigências do local onde vão ser instaladas, como também podemos equipá-las com todos os sistemas e componentes necessários, tais como aquecimento, refrigeração, iluminação, saídas de incêndio, etc., para que funcionem da mesma forma que uma instalação convencional.  O resultado é um edifício completo com todas as normas em vigor, perfeitamente equipado para a sua utilização. E no caso de um armazém MaxiSpace, também em grandes formatos.

O aço é um material sólido muito versátil, até porque é fácil de reciclar e é 100% reciclável. Por outras palavras, quando se recicla 1m3 de aço usado, obtém-se 1m3 de aço novo.

Diria que a opção aço é a mais recomendável para quem está a pensar comprar um edifício desmontável?

Convidá-los-ia certamente a estudar as muitas vantagens que uma estrutura metálica lhes pode oferecer. No entanto, cada caso é particular e há situações, exigências, particularidades que para o uso que vai ser dado, para a sua localização ou dimensão, não necessitam de tão grandes benefícios, e a versatilidade, rapidez de execução da opção alumínio é a mais adequada.

Pela nossa experiência, um dos nossos valores não é apenas fornecer a solução, mas o mais importante é ouvir as necessidades dos nossos clientes e usar a nossa experiência para aconselhar e trabalhar em conjunto para dar a melhor solução que cada caso exige.

Colocamos todo o nosso empenho e experiência de mais de 30 anos no sector à disposição dos nossos clientes e consideramos que este é um dos nossos maiores valores.

 

Roger Vall Sales Manager