01/06/2022 Vall

Estruturas de aço, as mais sustentáveis

Quando falamos de materiais de construção em termos de sustentabilidade, eficiência, reutilização ou reciclagem, vem-nos à mente madeira ou alumínio. A madeira porque é um material natural e o alumínio devido à sua reciclabilidade. Mas estes materiais, curiosamente, não são os que deixam a menor pegada de carbono.

Poucas pessoas pensam também no aço como um material com um baixo impacto ambiental. No entanto, acontece que o aço é um material chave para reduzir o impacto ambiental do desenvolvimento industrial, agora e no futuro. Devido à sua eficiência, à sua sustentabilidade e às suas qualidades imbatíveis.
Na VALL, um dos nossos principais compromissos é melhorar a sustentabilidade e por esta razão temos o maior cuidado na concepção e nos processos de produção dos nossos armazéns desmontáveis, bem como na selecção dos materiais que utilizamos no seu fabrico e montagem. O nosso compromisso com empresas e clientes é de criar espaços energeticamente eficientes. E para o planeta, para reduzir a pegada de carbono do nosso sector e do sector da construção em geral. Neste sentido, o aço é um grande aliado. É por isso que temos um vasto catálogo de edifícios amovíveis em aço.

Descubra a relação entre o aço, a eficiência energética e a sustentabilidade.

Estruturas de aço, as mais sustentáveis
Índice

  1. É fácil de reciclar.
  2. É forte e durável.
  3. Facilita a eficiência energética.
  4. Proximidade, distâncias mais curtas, transporte com uma pegada de carbono menor.
  5. Continua a evoluir para se tornar ainda mais sustentável.

1. É fácil de reciclar.

Sabia que o aço é o material mais reciclado na Europa? Isso deve-se em grande parte ao facto de ser tão fácil e económico reciclar. Além disso, pode ser 100% reciclado sem quase nenhuma perda de material. Isto porque se trata de um material magnético, pelo que a sucata de aço pode ser recolhida com um electroíman e facilmente separada de outros resíduos.
Actualmente, e tendo em conta toda a produção mundial, 90% do aço produzido é reciclado. Na realidade, 15 toneladas de aço são recicladas a cada segundo em todo o mundo.
Na reciclagem de embalagens de aço, 90% foi a meta estabelecida para 2050, mas já é uma realidade em 2021 em alguns países europeus. E em termos de total de aço reciclado, a média na Europa é 10% superior à média mundial, atingindo 50% do aço produzido que provém da reciclagem.
Reciclar significa uma redução significativa da pegada de carbono de todo o processo de produção, desde o processo de obtenção das matérias-primas e do seu transporte até ao seu fabrico. E, claro, ao fazê-lo, reduzimos a exploração dos ambientes naturais do planeta.
É de notar que o aço reciclado é também mais amigo do ambiente e sustentável na sua produção do que o aço recentemente fabricado. Não só porque reutiliza materiais que poderiam ser considerados resíduos, nem porque evita a extracção de matérias-primas (o que, de facto, faz em 90%). Mas porque o seu fabrico reduz o consumo de energia e a necessidade de utilizar um bem tão precioso como a água mercadoria preciosa como a água.
Durante o processo de produção de aço reciclado, é utilizada 80% menos energia do que na produção de aço não reciclado. E o consumo de água é reduzido em 85%

2. É forte e durável.

Outra razão pela qual as estruturas de aço são as mais sustentáveis é devido às propriedades do material. A sua resistência e durabilidade significam que qualquer coisa feita a partir deste material tem uma vida útil muito longa. Como se costuma dizer coloquialmente, e quase sempre com razão, o aço é para toda a vida.
O que é que isto significa? Que não há praticamente nenhuma necessidade de substituição. Não há necessidade de reprocessar um novo elemento (com o consumo de energia e recursos que isso implica) para substituir o que está a ser utilizado. Assim, isto reduz a sua pegada de carbono.
Banner MAXISPACE

3. Facilita a eficiência energética.

O aumento da consciência individual e colectiva dos desafios ambientais significa que os indivíduos e as empresas estão a tomar decisões tendo também em conta aspectos como a sustentabilidade. Uma delas é a procura de soluções que melhorem a eficiência energética.
Além disso, os espaços com eficiência energética consomem menos energia. E isso significa custos mais baixos para as empresas e para os agregados familiares. A eficiência energética de um edifício industrial amovível não depende directamente do aço que compõe a sua estrutura.
A eficiência energética depende acima de tudo das propriedades do telhado e do revestimento. Um telhado que permita a passagem da luz solar, combinado com recintos bem vedados e isolados, é fundamental para reduzir o consumo de luz, aquecimento e arrefecimento.
No entanto, uma estrutura altamente resistente que sofre menos com os acontecimentos adversos é uma ajuda indispensável para a manutenção adequada dos elementos que a cobrem.

4. Proximidade, distâncias mais curtas, transporte com uma pegada de carbono menor.

Outro número interessante é que 70% das embalagens de aço na Europa são recicladas e depois utilizadas para o nosso próprio consumo. Lembre-se que quase todo o aço que utilizamos é reciclado, pelo que a matéria-prima não precisa de viajar para nos fornecer e vender as nossas estruturas por toda a Europa e fora dela. É precisamente aqui, nos elementos, partes e estruturas que já não utilizamos.
Portanto, em comparação com outros materiais, esta é também uma grande diferença. O aço faz parte da economia circular e local: é fabricado aqui, processado aqui e transportado em distâncias mais curtas do que outros materiais na construção e na siderurgia. E menos quilómetros significa menos combustível.
Chapiteau industriel operationnel en un minimum de temps

5. Continua a evoluir para se tornar ainda mais sustentável.

Nas últimas décadas, os produtores de aço têm conseguido reduzir a energia consumida para produzir aço. De facto, é preciso agora 60% menos energia do que em 1960 para produzir a mesma quantidade de aço.
Além disso, cada vez mais produtores de aço estão a utilizar energias renováveis para a sua produção. Em todo o mundo. E isso significa uma redução cada vez maior da pegada de carbono do aço.
Na VALL, é claro para nós que as estruturas de aço são as mais sustentáveis. O aço é um material preferido para nós na construção de salões amovíveis, enquadra-se na nossa missão e visão e ajuda-nos a construir salões cada vez melhores.
Graças ao aço, na VALL podemos ajudar as empresas a melhorar a sua eficiência, o seu compromisso com o ambiente e o bem-estar das pessoas.


Linkedin Roger Vall Sales Manager