A gestão de stocks da sua empresa está a tornar-se complicada e é necessário efetuar mudanças e melhorias o mais rapidamente possível? Otimizar a gestão dos stocks graças a um armazém é possível e os resultados são evidentes a curto, médio e longo prazo.
Tabla de contenidos
Na logística industrial e na logística comercial, dispor de um armazém optimizado é fundamental para facilitar a sua gestão. E os armazéns pré-fabricados desmontáveis VALL são uma solução que o ajuda realmente nestes processos no dia a dia.
Otimizar a gestão de stocks com uma boa conceção do plano de armazém num pavilhão de armazenamento personalizado.
Tudo começa bem e tudo acaba bem. É por isso que a melhor maneira de iniciar uma gestão de stocks bem sucedida é conceber, distribuir ou dispor o espaço de armazenamento de um armazém desde a fase de pré-instalação.
Conceção do plano e otimização da gestão de stocks num armazém.
A disposição da planta baixa determinará todas as áreas necessárias para as operações diárias. Naturalmente, a zona de armazenamento. Mas também as de receção, carga e descarga, preparação de encomendas e expedição, seja para o exterior ou para a cadeia de abastecimento, consoante as particularidades da sua empresa e o tipo de armazém em questão.
Na disposição da planta baixa, outro ponto-chave é o tamanho dos corredores. Escolher a largura certa para permitir um trabalho seguro sem perder espaço de armazenamento é mais fácil quando se começa do zero num novo pavilhão.
Isto permite a utilização de sistemas de armazenamento compactos sem sacrificar a manobrabilidade do equipamento de manuseamento. Permite igualmente uma utilização mais eficaz dos sistemas automatizados e mesmo das estantes móveis para paletes.
Escolhas de novos espaços para facilitar a gestão de stocks num armazém.
A instalação de acessórios como cais de carga em pontos-chave facilita operações como o cross docking, que podem ajudá-lo a otimizar a gestão de stocks.
Num edifício novo, pode também decidir onde colocar certos acessórios para que não criem barreiras, como os pontos de luz. Além disso, a escolha do telhado permite-lhe optar por uma cobertura translúcida que deixa entrar a luz natural e requer menos pontos de luz.
Vantagens da instalação de um novo pavilhão de armazenamento com um design optimizado.
Se decidir comprar ou alugar um armazém pré-fabricado, a disposição da planta do armazém permite-lhe realizar várias coisas importantes:
- Utilização máxima do espaço desde o início: alturas, larguras, colunas, superfície…
- Poupança com uma solução à medida. Optimize os custos adquirindo exatamente o edifício de que necessita, com a dimensão, a altura e os acessórios ou elementos adequados nos pontos-chave específicos para uma utilização máxima do espaço.
- Evitar os estrangulamentos.
- Desenhe percursos de trabalho eficientes para realizar as operações o mais rapidamente e sem problemas, facilitando o trabalho dos empregados ao indicar-lhes os percursos correctos.
Aproveitar o espaço vertical para otimizar a gestão dos stocks graças a uma sala de armazenamento.
Tirar partido do espaço vertical no armazém metálico pré-fabricado é fundamental se o seu objetivo é otimizar a gestão de stocks. Está a perder espaço de armazenamento por não ter em conta as oportunidades proporcionadas pela altura?
Ao comprar um armazém pré-fabricado e desmontável em alumínio ou aço, não pense em duas dimensões, mas em três. Tenha em conta as oportunidades que a altura lhe oferece. E tire o máximo partido delas.
Depois de ter escolhido a altura do armazém que pretende, deve pensar como vai tirar o máximo partido dessa altura. Existem várias opções interessantes entre as quais pode escolher a mais adequada para a sua empresa.
Estantes altas: serão a solução?
A utilização de estantes altas é válida para o armazém que já possui, mas também é uma possibilidade para um novo armazém. Deve certificar-se de que a conceção do armazém permite a sua utilização.
Na VALL, dispomos de edifícios industriais pré-fabricados em open space que permitem a sua utilização reduzindo o tamanho e o número de pilares e escolhendo uma boa colocação dos mesmos no interior da instalação, mantendo a sua resistência e estabilidade. Ter em conta as exigências dos equipamentos de movimentação e o tempo que terão de trabalhar com cargas elevadas.
Estruturas autoportantes para otimizar a gestão dos stocks num novo armazém.
Num pavilhão novo, a solução mais eficaz é a instalação e a utilização de estruturas autoportantes, uma vez que permitem um funcionamento automatizado com grandes elevações de carga.
É de salientar que estas soluções permitem trabalhar com elevadores de carga com cerca de 40 metros de altura, sem que os equipamentos de movimentação sejam um impedimento. São, por isso, uma solução perfeita para aproveitar ao máximo o espaço em altura.
Além disso, se pretende aumentar o espaço de armazenamento da sua empresa e o local que determinou como ideal não tem muitos metros quadrados disponíveis, esta é a resposta que procurava. Permite-lhe tirar o máximo partido do mesmo, ganhando em altura os metros cúbicos de armazenamento de que necessita.
Mezzanines e passadiços em armazéns onde o picking é efectuado por produto/operador.
Se a sua empresa necessita de acesso direto ao produto, esta é uma boa forma de aproveitar o espaço em altura para melhorar a gestão do stock.
É fácil de implementar e especialmente interessante se a sua empresa lida com uma grande variedade de produtos com uma procura flexível. Muito interessante para empresas de logística e distribuição.
Fuentes:
https://www.sage.com/es-es/blog/10-ideas-para-optimizar-la-gestion-de-almacen-en-una-pyme/
https://www.appvizer.es/revista/organizacion-planificacion/gestion-de-stock/gestion-de-almacenes