O sector das embalagens de cartão está em crescimento. Pensou que os dispositivos digitais e o mundo cibernético levariam a uma redução do consumo de cartão? Nada poderia estar mais longe da verdade. O facto é que os números tornam-no claro: o sector do cartão é um dos que mais cresce. Os investidores e as empresas já o reconheceram.
Índice
- Europa, líder na reciclagem de papel e cartão.
- O consumo de cartão canelado está a crescer em todo o mundo.
- O compromisso com a sustentabilidade está a impulsionar o sector do cartão.
- O preço do papel disparou devido ao aumento dos preços da matéria-prima.
- A escassez global e a ascensão do sector do papelão.
- O armazenamento é fundamental para produtores, fornecedores e grandes consumidores.
Vejamos as chaves dos tempos de boom que este sector está a viver e a sua excelente projecção futura.
O sector do cartão em ascensão, as chaves do seu sucesso actual e a sua excelente projecção futura
1. Europa, líder na reciclagem de papel e cartão.
A Europa lidera na produção de papel e cartão reciclado, muito à frente da sua concorrente. América do Norte. Tem vindo a fazê-lo há mais de uma década. E não há sinais de que isso mude.
Sabia que, em média, o papel é reciclado 3,5 vezes por ano?
A produção na Europa é tão elevada que o consumo interno não é suficiente para fazer uso dela. É por isso que é exportada para outros continentes, especialmente para a Ásia.
2. O consumo de cartão canelado está a crescer em todo o mundo.
A utilização de cartão canelado tornou-se mais generalizada nos últimos anos. Sectores tão diversos como a agricultura, produção de alimentos e bebidas, produtos automóveis e industriais, entre outros, utilizam-na.
Mas é provavelmente o aumento do comércio electrónico que levou ao maior aumento no consumo deste tipo de cartão. Mais de 95% das embalagens mundiais para o transporte de mercadorias são feitas de cartão canelado.
O comércio a retalho online cresceu 27,6% em 2020. Espera-se que continue a fazê-lo ao longo da década. As previsões para 2022 são muito boas. E isso é uma boa notícia para os produtores de cartão.
É apenas uma das razões pelas quais o sector do cartão está em crescimento e espera-se que se mantenha assim durante muito tempo.
3. O compromisso com a sustentabilidade está a impulsionar o sector do cartão.
Muitos países estão a tomar medidas para melhorar a sustentabilidade e limitar o consumo de plásticos de utilização única. As embalagens, recipientes e sacos de plástico deixarão de ser feitos de plástico e outros materiais sustentáveis serão utilizados em grande escala. E o cartão é a escolha preferida para muitas das primeiras utilizações do plástico.
A UE já tomou medidas. Em 2021, entrou em vigor a lei europeia que põe fim aos plásticos de utilização única. Isto criou uma oportunidade de que o sector do cartão está a fazer bom uso.
4. O preço do papel disparou devido ao aumento dos preços da matéria-prima.
A escassez que o mundo está a sofrer fez disparar o preço do papel e do cartão nos últimos meses.
Globalmente, está a pressionar a cadeia de abastecimento. E em alguns países a situação é muito pior do que noutros.
Tomemos, por exemplo, os principais países fornecedores de matérias-primas do mundo: a Península Escandinava, a Finlândia e a região canadiana da Colúmbia Britânica. Em todos eles, em apenas metade de 2021, o preço aumentou em mais de 30%. E os prazos de encomenda excedem actualmente 45 dias. Um preço e um atraso temporal que provavelmente continuará a crescer em 2022.
Sabia que esta é uma das razões pelas quais as fábricas de papel viram a sua matéria-prima ficar 48% mais cara no último ano?
5. A escassez global e a ascensão do sector do papelão.
O cartão é difícil de arranjar. A escassez é perceptível. Quem paga mais, fica com ele. E aqueles que não podem pagar o custo extra ou aumentar os seus preços finais, não podem competir e são deixados fora da oferta.
Muitos sectores já estão a sentir isto. Em vários países europeus, as pequenas e médias editoras adiaram o lançamento de publicações. E sectores como a indústria agro-alimentar tiveram de aumentar os preços devido ao aumento do custo das embalagens.
6. O armazenamento é fundamental para produtores, fornecedores e grandes consumidores.
O sector do cartão está em ascensão. Mas para outros sectores, lidar com ela é um dos grandes desafios para 2022. E a armazenagem é o primeiro passo para minimizar os problemas que o crescente sector do cartão está a causar noutros sectores económicos.
Os produtores tentam comprar a matéria-prima antes do próximo aumento de preço. Com o sector do cartão em ascensão, é tempo de gerar lucros. Eles não podem perder a oportunidade de produzir o máximo possível.
E os seus clientes?
Aqueles que conseguem obter cartão fazem grandes encomendas. Especialmente se chegar por mar, porque os custos de frete também subiram drasticamente nos últimos dois anos. Assim, quem o conseguir tenta armazenar o que precisa para não parar a sua produção. Ou de modo a não lhes custar mais e matar a sua margem de lucro, ou prejudicar a sua competitividade no mercado.
E os distribuidores tentam armazenar tanta matéria-prima quanto possível para se manterem competitivos e não perderem clientes.
Na VALL temos vindo a ajudar a armazenar papel e cartão há anos. Os centros logísticos desmontáveis são uma solução rápida para armazenar o cartão de que muitas empresas necessitam para se manterem em actividade. E para poupar o aumento constante dos preços deste material.
O armazenamento de papel e cartão necessita de satisfazer uma série de requisitos para assegurar uma preservação óptima. O elevado grau de isolamento e impermeabilidade dos edifícios de armazenamento de papel e cartão amovíveis é essencial, uma vez que este material é muito sensível à humidade.
Pergunte-nos sobre as nossas soluções para o armazenamento e logística de cartão e papel. Teremos em conta as suas necessidades e um dos nossos representantes comerciais entrará em contacto consigo para discutir as soluções reais que a VALL oferece.