06/05/2022 Alexander Diaz

O sector logístico exige edifícios industriais pré-fabricados

Nos últimos anos, a procura de armazéns desmontáveis para o sector da logística tem vindo a crescer.


O rápido aumento do comércio electrónico e dos mercados de consumo são apenas uma parte das razões pelas quais o sector necessita de soluções rápidas para o armazenamento e distribuição de bens. No Grup VALL, como construtor de armazéns industriais desmontáveis, notámos este aumento de pedidos que precisam de ser cobertos em períodos de tempo muito curtos.
Porque é que o sector logístico exige armazéns industriais pré-fabricados? Porque lhes permitem fornecer soluções para as suas necessidades.
E quais são as soluções fornecidas por um edifício industrial pré-fabricado para a logística?
O sector logístico exige edifícios industriais pré-fabricados
Índice

Principais soluções que o sector logístico encontra em edifícios industriais pré-fabricados.

O sector da logística exige armazéns industriais pré-fabricados porque permitem que a procura de mais terrenos logísticos seja coberta rapidamente.

A procura de terrenos logísticos cresceu maciçamente e imediatamente durante o confinamento devido à pandemia da COVID-19. As pessoas tinham de continuar a abastecer-se, mesmo que não pudessem abandonar as suas casas. E os pontos de armazenamento, gestão e distribuição de mercadorias tiveram de responder à procura massiva. Não foi possível esperar meses ou anos para obter licenças e completar a construção para ter os pontos logísticos necessários. Era necessária uma solução rápida.
Os edifícios industriais modulares foram instalados em poucos dias, e não foram necessárias mais de três semanas para erguer um edifício de aço desmontável. Tempos de montagem que só eram possíveis com modelos como os salões logísticos desmontáveis VALL.
Mas este é apenas um dos exemplos mais representativos da importância crescente da rapidez no sector da logística.
Há muitas outras razões pelas quais a indústria pode ter uma necessidade imediata de espaço logístico. Por exemplo, mudanças nas tendências dos consumidores. Aumento das compras em certos períodos do ano. Ou devido a incidentes em rotas comerciais, tais como a imobilização do navio Ever Given em Março passado, que bloqueou e atrasou o trânsito de mercadorias no Canal de Suez, uma das principais artérias marítimas do mundo.
Estas situações temporárias significam que poder ter armazéns prontos para logística em dias ou semanas, dependendo da sua dimensão e características, é uma das principais razões pelas quais o sector logístico exige armazéns industriais pré-fabricados.

A adaptação ao novo perfil de cliente requer flexibilidade nos pontos logísticos.

Já não são apenas os ambientes urbanos ou aqueles próximos das grandes cidades que requerem pontos logísticos. As zonas rurais também aderiram ao eCommerce. E isto significa que na logística de entrega ao consumidor privado, são necessários mais centros mais pequenos numa rede bem desenhada.
Mas as mudanças populacionais que as zonas rurais experimentam em certas alturas do ano, juntamente com o futuro incerto dos movimentos populacionais em certas zonas, exigem que estas soluções sejam flexíveis.
E os armazéns industriais desmontáveis são as construções logísticas mais flexíveis. De facto, a VALL, como construtora e fabricante, aluga e vende tendas e pavilhões que podem ser utilizados durante um período de tempo num único local. E quando já não são necessárias, são recolhidas e, se desejado, instaladas noutro local.
O sector logístico exige edifícios industriais pré-fabricados

Repensar a cadeia de abastecimento na logística industrial com rapidez e sucesso.

Em alguns sectores industriais, a pandemia obrigou a repensar a cadeia de abastecimento. Uma mudança que pode não ser permanente. É por isso que precisa de soluções flexíveis.
Em algumas indústrias, o tempo de paragem da produção significa que é necessário mais espaço de armazenamento. E esta paragem da produção acabou por afectar, de uma forma colateral, muitos sectores. A indústria automóvel, a telefonia e praticamente todos os campos relacionados com a electrónica continuarão a sofrer com a crise de escassez de chips até 2022.
Há também casos em que as empresas procuram simplesmente uma maior proximidade com portos ou empresas de abastecimento, bem como centros de distribuição e vendas. Porquê? Reduzir o custo do transporte de mercadorias, ganhar uma presença em locais comercialmente estratégicos e reduzir a pegada de carbono, um custo que se está a tornar cada vez mais caro.
Existem também empresas de logística para a indústria que encontraram na situação de pandemia uma oportunidade de adquirir ou alugar terrenos mais baratos em locais mais interessantes e não quiseram perder a oportunidade de os tornar rentáveis o mais rapidamente possível. De facto, o valor do terreno e as vantagens fiscais são dois factores altamente dinâmicos, mas para tirar partido das vantagens económicas deste espaço, é necessário dispor de um edifício industrial desmontável num curto espaço de tempo, a fim de deslocar rapidamente o seu centro logístico para este novo espaço.
Banner MAXISPACE

Soluções para a prontidão do serviço: armazéns próximos das grandes cidades, operacionais em tempo recorde.

A procura dos consumidores privados, pequenas empresas locais, lojas, hotéis, oficinas de reparação automóvel e outras empresas urbanas exige cada vez mais entregas rápidas. Isto está a forçar as empresas de logística a estabelecerem pontos logísticos nas proximidades de forma acelerada. Sem esperar meses e meses para obter licenças e iniciar os trabalhos de construção.

Flexibilidade de acordo com a época do ano.

O consumo não é o mesmo em todo o lado ou nas mesmas alturas do ano. Por exemplo, por volta do Natal, a procura aumenta nas grandes cidades. No Verão, por outro lado, verifica-se um aumento explosivo da população e dos consumidores nas zonas turísticas e de férias.
Os armazéns industriais desmontáveis permitem criar pontos logísticos estratégicos em função da época do ano e desmantelá-los rapidamente quando já não são necessários. Por outras palavras, permite a criação de uma rede de pontos logísticos variáveis de acordo com as necessidades da empresa e a procura dos clientes ao longo de todo o ano. E fazê-lo de forma rápida e rentável.
BANNER ALUSPACE

Outras soluções que o construtor de armazéns industriais desmontáveis VALL fornece ao sector da logística.

O acima exposto não são as únicas soluções oferecidas por um edifício industrial pré-fabricado para logística. Levaria demasiado tempo para os enumerar a todos. Mas é interessante saber as razões pelas quais o sector logístico exige este tipo de instalação.

  • Redução da pegada de carbono e redução dos detritos no processo de construção. Um selo de consciência ambiental, para as empresas que desejem prestar um serviço mais amigo do ambiente. E mesmo para aceder a subvenções relacionadas com o desenvolvimento sustentável.
  • Menos consumo de energia, mais poupança. Possível graças à redução do consumo de energia e à maior utilização da luz natural em muitas destas construções.
  • Melhor preço, mais rápido retorno do investimento. Tanto os materiais como os processos de construção são mais económicos, sem perder qualidade e mesmo ganhar em eficiência, em alguns casos. Isto é fundamental para o sector.

Na VALL estamos empenhados no desenvolvimento inteligente do sector logístico. Por esta razão, não só fabricamos, montamos, aconselhamos e acompanhamos os nossos clientes ao longo de todo o processo, de forma personalizada. Também procuramos formas de fornecer serviços mais rápidos e eficientes, mesmo fornecendo soluções operacionais num único dia, em tendas desmontáveis que permitam ao sector logístico optimizar ao máximo os seus recursos.
Linkedin Roger Vall Sales Manager