28/04/2023 Vall

Armzéns industriais desmontável: tudo o que precisa de saber

Está a pensar em instalar uma armzéns industriais desmontável na sua empresa ou negócio? É uma opção que cada vez mais empresas e negócios estão a escolher devido às vantagens de ter uma nave industrial pré-fabricada. 

Para o ajudar na sua decisão, vamos esclarecer as dúvidas e questões mais frequentes colocadas pelos comerciais da VALL sobre os armazéns desmontáveis. No entanto, se ainda tiver dúvidas ou pretender um aconselhamento personalizado, contacte-nos e teremos todo o gosto em ajudá-lo.

Tabla de contenidos

armzéns industriais desmontável: tudo o que precisa de saber

Armzéns industriais desmontável: tudo o que precisa de saber

O que é uma armzéns industriais desmontável?

Uma armzéns industriais desmontável é um tipo de nave industrial que pode ser instalada rapidamente para uma utilização permanente ou temporária e, quando quiser ou já não precisar dela, pode ser desmontada rapidamente, deixando livre o espaço que ocupava. 

Os edifícios industriais pré-fabricados VALL são adaptáveis. Podem ser aumentados ou reduzidos de forma fácil e rápida se as necessidades da empresa mudarem.

Que tipos de edifícios industriais pré-fabricados existem?

Podem ser classificadas de diferentes formas. Por exemplo, consoante as suas utilizações e as características que as tornam possíveis, podem ser classificadas como edifícios agrícolas desmontáveis para explorações agrícolas, armazéns para distribuidores ou para a indústria agro-alimentar, armazéns desmontáveis para logística e armazenamento, espaço de vendas, edifício industrial, área de escritórios e muitos outros.

Podem também ser classificados de acordo com os materiais utilizados na sua estrutura. Por exemplo, temos edifícios industriais desmontáveis em alumínio ou edifícios industriais pré-fabricados em aço.

Outra classificação possível é de acordo com a sua dimensão. Na VALL, construímos a solução à medida de cada empresa. Raramente são edifícios com menos de 1.000 e, nalguns casos, podem mesmo ultrapassar os 9.000 metros quadrados. Em termos de altura, podem ultrapassar os 7 metros, se necessário. Em suma, existem soluções à medida para todas as necessidades. 

Outras formas de classificação? De acordo com os tipos de coberturas e de vedações disponíveis: lonas translúcidas, lonas opacas, painéis sandwich, chapa ondulada simples, lona com sistema TWS, paredes de vidro…

 

Preciso de uma licença de construção para construir uma armzéns industriais desmontável?

A instalação de uma armzéns industriais desmontável não necessita de uma licença como as licenças de construção de uma nave convencional ou fixa. No entanto, não existe uma regularização que uniformize as condições, pelo que as obrigações podem ser diferentes em cada município. 

Se já tem um terreno ou instalações no local onde pretende instalá-lo, informe-se junto da Câmara Municipal. Se ainda não se decidiu por um local específico, pode consultar as opções que lhe interessam para ver se existem diferenças.

O que é claro é que as licenças são muito mais rápidas e são processadas em menos tempo. É relativamente comum que, por se tratar de soluções desmontáveis, a Câmara Municipal conceda rapidamente licenças provisórias de montagem que depois se tornam definitivas se a intenção for que o edifício permaneça em funcionamento no local por tempo indeterminado. Para além disso, tem sempre a possibilidade de o deslocar para onde entender, razão pela qual se trata de um edifício desmontável.

Marcações e sinalizações de segurança e qualidade para edifícios industriais desmontáveis.

O facto de um edifício ser desmontável não significa que não tenha de cumprir normas de segurança rigorosas. É importante saber o que esperar de um edifício industrial desmontável e quais os regulamentos que deve cumprir.

A mais importante é a norma que afecta o material estrutural, a UNE EN 1090. Também a regulamentação que rege a construção e a colocação em funcionamento do edifício, que é a norma UNE EN 13782. Na VALL, para além de cumprirmos estas normas obrigatórias, também cumprimos as normas voluntárias de normalização europeia dos Eurocódigos Estruturais, garantindo a segurança e a qualidade dos nossos edifícios pré-fabricados.

 

Qualquer tipo de nave industrial pré-fabricada é adequada para qualquer tipo de utilização?

Dependendo da utilização a que se destina uma armzéns industriais desmontável, esta pode exigir características e condições diferentes. Para tal, deve possuir vedações, coberturas ou acessórios específicos que permitam ou criem as condições ideais para essa utilização. 

Por exemplo, um pavilhão agrícola desmontável para o armazenamento de cereais requer a máxima estanquicidade para evitar que seja atacado por pragas. E condições rigorosas de temperatura e humidade para garantir um armazenamento seguro dos cereais. 

Um armazém industrial desmontável para logística pode necessitar de acessórios específicos para facilitar o funcionamento. Por exemplo, menos colunas e a instalação de cais de carga. E um espaço de venda deve ser visualmente atractivo para o cliente e ter uma iluminação específica para destacar os produtos expostos.

armzéns industriais desmontável: tudo o que precisa de saber

Em que sectores são utilizados os edifícios industriais desmontáveis?

Podem ser utilizados numa vasta gama de sectores, desde a logística e os transportes até à produção industrial. Como espaços de armazenamento para alimentos e bebidas, para o armazenamento de frotas de veículos ou para a exposição de máquinas, ferramentas e veículos. Como terminais portuários, como pavilhões agrícolas desmontáveis, na indústria agro-alimentar e muitos outros. 

E não só para zonas de armazenamento, produção e venda. Mas também para outras eventualidades e necessidades das empresas. Entre elas, a instalação de áreas para balneários ou cozinha e refeitório para o pessoal ou áreas de call center e escritório.

Qual é a manutenção de um pavilhão industrial desmontável VALL?

Os nossos armazéns desmontáveis são construídos com materiais de qualidade que requerem pouca ou nenhuma manutenção. Em função da sua utilização e dos materiais, podem necessitar de limpezas periódicas, como no caso dos edifícios industriais desmontáveis com janelas ou paredes envidraçadas, como é lógico. 

Fontes:
https://www.certicalia.com/blog/que-obras-no-requieren-proyecto

Enlaces de interés:
https://grupvall.com/faq-naves-industriales-desmontables/

Carles Vall General Manager