Na VALL falamos muito sobre a segurança e resistência dos nossos edifícios industriais e as diferentes utilizações que podem ser dadas, graças à sua versatilidade. É por isso que, hoje, queremos dizer-lhe exactamente o que deve esperar quando comprar um armazém deste tipo.
Para explicar isto, faremos referência aos certificados europeus aplicáveis à construção destas estruturas. Estes certificados europeus marcam as normas de qualidade necessárias para garantir a segurança. A sua função é excluir o acesso ao mercado de produtos e materiais que não tenham os cálculos, testes e ensaios necessários para garantir a adequação de produtos cuja falha possa ter um impacto negativo na vida das pessoas, tais como elementos de construção, equipamento de protecção pessoal, dispositivos médicos, brinquedos, terminais electrónicos, artigos pirotécnicos, etc.
Índice
- UNE EN 1090: Execução de estruturas de aço e alumínio.
- UNE EN 13782: Estruturas temporárias. Marquês. Segurança.
- Eurocódigos estruturais para a normalização a nível europeu
No que diz respeito à construção de edifícios industriais desmontáveis e de tendas, estas são as orientações gerais a seguir:
- Os regulamentos que afectam o material estrutural: UNE EN 1090.
- Os regulamentos que regem a construção e a colocação em serviço do edifício: UNE EN 13782
- Regulamentos voluntários para a normalização europeia: Eurocódigos estruturais.
1. UNE EN 1090: Execução de estruturas de aço e alumínio.
Esta é uma norma obrigatória que se aplica apenas ao processo de fabrico do material, quer sejam peças ou kits. Por conseguinte, não se refere tanto à função do edifício acabado, mas sim à qualidade dos elementos.No caso de edifícios industriais desmontáveis e marquises, estes elementos são estruturas de aço ou alumínio.
Este regulamento rege a capacidade de carga e a resistência ao fogo e à fadiga das estruturas metálicas a serem utilizadas em território europeu. Estes parâmetros não eliminam completamente o risco de um acidente ou mesmo de um incidente. Mas garantem que tal falha não será causada pelos elementos que compõem a estrutura ou pelo uso que dela é feito, desde que esse uso seja apropriado.
Para que estas directrizes de segurança sejam garantidas, a norma UNE EN 1090 obriga os fabricantes a manter o controlo da documentação, fabrico, gestão de compras, rastreabilidade e não-conformidades, bem como a efectuar a rotulagem correcta e a disponibilizar toda a informação necessária aos clientes.
O certificado UNE EN 1090 não se aplica directamente aos produtos, mas ao processo de produção. Portanto, são de facto as fábricas que são certificadas. Para obter o certificado, a fábrica de produção deve realizar testes mecânicos ou Cálculos Iniciais de Tipo, implementar controlo e inspecções de produção, aprovar soldadores e nomear um coordenador de soldadura.
Como fabricantes, a VALL cumpriu os regulamentos quando estes entraram em vigor em 2014, e nós controlamos rigorosamente as suas actualizações. Como somos certificados, para além de construirmos os nossos próprios edifícios, estamos autorizados a vender estruturas metálicas a outras empresas de distribuição e montagem, tanto na Europa como no estrangeiro.
2. UNE EN 13782: Estruturas temporárias. Marquês. Segurança.
Esta norma aplica-se ao próprio edifício industrial desmontável montado, ou seja, à sua estrutura, cobertura, ancoragem e qualquer outro componente do edifício final.
O objectivo da norma UNE EN 13782 é garantir a segurança, força e estabilidade destas construções. Assim, especifica as directrizes que devem ser tidas em conta nos processos de concepção, cálculo, fabrico, instalação, manutenção, utilização, verificação e ensaio dos edifícios.
Contudo, este regulamento só se aplica a estruturas com mais de 50 m² e a instalações com várias estruturas juntas ou próximas umas das outras que totalizam 50 m². No entanto, na VALL levamo-los em conta, mesmo em projectos mais pequenos, para garantir a máxima segurança em todo o nosso trabalho.
3. Eurocódigos estruturais para a normalização a nível europeu
Estes são um conjunto de códigos que geram um quadro comum, a nível europeu, para calcular a resistência mecânica dos elementos estruturais de uma construção, bem como a sua estabilidade, a sua segurança em caso de incêndio e a sua durabilidade.
Estes códigos não são uma norma obrigatória, mas são referenciados tanto na norma UNE EN 1090 como na UNE EN 13782. E, claro, se não forem regidos por estes Eurocódigos, o fabricante ou montador deve cumprir outras normas equivalentes para assegurar o cálculo correcto das propriedades do edifício desmontável final.
Na VALL, aderimos a estes Eurocódigos porque funcionam como um padrão europeu que nos permite operar em todo o continente, oferecendo um serviço global e internacional da mais alta qualidade.
Portanto, o que devemos esperar ao comprar um edifício industrial desmontável em Espanha é um produto resistente, estável, durável e seguro , fabricado com produtos de qualidade, sujeito a um controlo rigoroso e sempre certificado. Se, além disso, for um edifício VALL, será totalmente aprovado a nível europeu e estritamente calculado com base nas condições da sua localização.
No entanto, nós na VALL gostaríamos de lembrar que estas directrizes só se aplicam à própria construção. Posteriormente, terá também de ter em conta os regulamentos que se aplicam à actividade que pretende desenvolver no seu interior. Por exemplo, se quisermos converter o nosso edifício desmontável num laboratório ou numa câmara fria alimentar, as instalações devem ser equipadas de acordo com os regulamentos específicos para estas actividades.
É por isso que na VALL não só fabricamos, gerimos e construímos. Também aconselhamos e acompanhamos os nossos clientes para encontrar a melhor resposta às suas necessidades de espaço coberto.