No mutável e complexo contexto geopolítico atual, a importância dos edifícios pré-fabricados para a indústria agroalimentar é crescente. Num tempo de instabilidade a vários níveis, a agilidade para instalar edifícios de armazenamento para o sector agroalimentar representa uma grande vantagem para empresas e países, melhorando a sua capacidade de reação. Os edifícios pré-fabricados para a indústria agroalimentar na geopolítica atual são uma alternativa rentável e rápida para instalação na localização adequada e igualmente fácil de desmontar quando necessário.
Tabla de contenidos
O objetivo destes edifícios é garantir a conservação dos produtos até ao fornecimento à população, a manutenção da atividade das indústrias agroalimentares e a criação de centros de armazenamento, logística e distribuição de alimentos seguros nas localizações convenientes em cada caso. E neste sentido as vantagens de agilidade na instalação, adaptabilidade e rentabilidade dos edifícios pré-fabricados não têm concorrência.
Desafios para a indústria agroalimentar no mutável e complexo contexto geopolítico atual e a importância dos edifícios pré-fabricados.
O mundo inteiro está mergulhado num contexto geopolítico que apresenta desafios complexos que mudam a um ritmo alucinante. Isto obriga a indústria agroalimentar a tomar decisões rápidas para enfrentar estes obstáculos e necessita dispor de novas soluções de armazenamento seguras para as suas mercadorias e matérias-primas.
A instalação de edifícios modulares para matérias-primas agroalimentares é uma solução sustentável, rentável e adaptável que permite ao sector dispor de capacidade de atuação neste contexto sujeito a mudanças vertiginosas.
Edifícios pré-fabricados para a indústria agroalimentar: a solução vantajosa no mutável e complexo contexto geopolítico atual.
- São soluções eficazes e ágeis que podem ser instaladas e estar operacionais em poucos dias ou semanas, consoante o seu tamanho e características.
- Possuem as características adequadas para preservar a segurança e qualidade das matérias-primas agroalimentares e dos alimentos já fabricados protegidos de condições climáticas adversas.
- O seu alto grau de estanquidade e isolamento é fundamental para a ótima conservação da mercadoria agroalimentar, pois evita que as pragas possam aceder à mercadoria e que a humidade de condensação possa gerar bolores e perdas.
Política aduaneira mutável que obriga a reter a matéria-prima agroalimentar mais tempo até encontrar novos mercados.
A política aduaneira da administração dos EUA está a gerar respostas recíprocas por parte dos países afetados. A questão mais grave é que estes direitos aduaneiros impostos vão mudando e não se sabe a que produtos serão aplicados estes sobrecustos.
Os produtores podem ver-se obrigados a dispor de maior espacio de armazenamento das matérias-primas que não sejam adquiridas nos mercados tradicionais à espera da sua venda noutros. Entretanto, a indústria agroalimentar trata de fornecer a todo o custo o que é necessário antes que os direitos aduaneiros entrem em vigor, e para isso necessitam de edifícios adequados para o armazenamento seguro de alimentos.
Os edifícios industriais desmontáveis permitem uma solução ágil para o armazenamento.
Criação de novas alianças comerciais ao ritmo das notícias políticas e mudanças nos destinos da mercadoria agroalimentar.
O travão de alguns mercados tradicionais e os direitos aduaneiros impostos obrigam a desenvolver novas alianças comerciais. O acordo de associação entre a UE e o Mercosul é um deles, mas não será o único. Também olhando para a Ásia se preparam novos acordos comerciais.
Isto obriga a traçar novas rotas para as matérias-primas e produtos acabados da indústria agroalimentar. E torna necessário dispor de soluções de armazenamento em novas localizações.
Mudanças relevantes no Canal do Panamá e no Canal de Suez e criação de novas rotas com edifícios industriais para a indústria agroalimentar em novos portos.
As perturbações nos canais de Suez e Panamá afetam o transporte internacional de alimentos. Se já a seca criou estrangulamentos nos últimos anos, em 2025 complica-se com outros conflitos. Para resolver de forma ágil este problema é preciso dispor de edifícios pré-fabricados nos portos das novas rotas.
Travões à importação e soberania alimentar: a importância dos edifícios pré-fabricados como solução para o armazenamento seguro de produtos.
As mudanças na legislação de alguns países para garantir a soberania alimentar, proteger a sua economia de uma chegada massiva de determinados produtos que concorram com os nacionais e problemas sobrevindos como a crise do ovo juntamente com outros problemas causados pela gripe aviária travam a importação e exportação de determinados alimentos. Os produtores destes vêem-se obrigados a dispor de edifícios adequados para armazenar a sua produção à espera de lhes dar saída no seu mercado nacional ou em novos mercados.
O protecionismo e a necessidade de edifícios de rápida disponibilidade para a indústria agroalimentar andam de mãos dadas.
Crise inflacionista e a necessidade de armazenamento seguro de alimentos e matérias-primas para a indústria agroalimentar para enfrentar isso.
O aumento dos preços das matérias-primas auxiliares como o cartão, o alumínio ou o vidro também afetam a indústria agroalimentar, pois utiliza-os para o seu acondicionamento. A fim de reduzir perdas e minimizar o aumento do custo dos seus produtos por este motivo, necessita de edifícios para armazenamento para esses produtos complementares para a indústria agroalimentar.
Além disso, os edifícios pré-fabricados para a indústria agroalimentar são uma solução ágil e eficaz para enfrentar uma potencial crise de abastecimentos.
A competição da IA pela energia e a sua influência na localização dos edifícios de armazenamento e produção agroalimentares.
A tudo isto soma-se o auge da IA generativa e a sua necessidade massiva de fornecimento energético e água. A indústria agroalimentar deve competir por ela evitando que afete os seus custos e a disponibilidade do fornecimento. Isto pode obrigar as indústrias agroalimentares a deslocar as suas unidades de produção ou de criação de animais e armazenamento para novas localizações mais afastadas das cidades mas próximas de campos fotovoltaicos, para manter o fornecimento energético e os custos sob controlo.
Neste sentido os edifícios industriais pré-fabricados VALL são soluções sustentáveis e rentáveis com uma boa eficiência energética.
Fontes: