A inteligência artificial e o armazenamento em tendas modulares têm um grande futuro de mãos dadas. De facto, em alguns casos é já uma relação do presente. O potencial da IA para melhorar a armazenagem logística é brutal e já há grandes empresas que estão a dar passos relevantes para tirar o máximo partido desta relação.
Tabla de contenidos
A IA é uma das tendências da logística industrial em 2024 que já está em curso. Mas, na realidade, todos os tipos de logística têm na Inteligência Artificial um poderoso aliado de futuro para otimizar o desempenho do seu armazém.
A IA permite uma otimização avançada dos armazéns logísticos de qualquer dimensão e contribui para melhorar a sua rentabilidade. Permite às empresas realizar poupanças monetárias significativas e melhorar a sua eficiência para serem melhor consideradas pelos seus clientes e mais competitivas no mercado.
Na VALL, somos fabricantes de marquises industriais para a logística e estamos sempre atentos às inovações do sector para ajudar os nossos clientes a atingir os seus objectivos.
Otimização da localização dos produtos com a ajuda da Inteligência Artificial.
A conceção da localização dos produtos é fundamental para o bom desempenho do armazém. É um dos pontos-chave para um bom desempenho.
Na VALL, compreendemos a importância de otimizar a gestão dos stocks graças a uma marquise de armazenagem industrial. Combinada com a possibilidade de otimizar o slotting com a ajuda da IA, a melhoria em termos de eficiência e de utilização do espaço é impressionante.
A Inteligência Artificial baseia-se em informações do passado e faz previsões para o futuro. É capaz de lidar com uma enorme quantidade de dados históricos. Assim, propõe melhorias em tempo real, para as circunstâncias actuais em cada momento, que permitem obter a distribuição mais eficiente no armazém logístico, maximizando a utilização do espaço.
Logística de antecipação e melhor gestão dos recursos humanos no armazém com a previsão das tendências de consumo pela IA.
Outra forma de a inteligência artificial e o armazenamento em logística se juntarem num conjunto que aumenta a produtividade é no domínio da logística de antecipação.
A IA lança previsões fiáveis com base em dados reais obtidos ou processados por Big Data. Por exemplo, a partir do historial de vendas, tendências das redes sociais, visitas e consultas de produtos online, previsões meteorológicas e outras fontes.
Com estas previsões, podem ser tomadas decisões de elevado valor no armazém para antecipar as intenções de consumo dos compradores finais. Questões como as mercadorias que devem ser mantidas em stock e as que devem ser evitadas em grandes quantidades, a fim de otimizar os recursos e evitar incidentes.
A logística antecipatória permite igualmente tomar decisões valiosas, económicas e eficazes em matéria de recursos humanos. Ao antecipar as necessidades de mão de obra nas horas de ponta e os volumes de trabalho, é possível atribuir os turnos de armazém correctos com as rotações mais eficientes. Pode também evitar estrangulamentos devido à falta de pessoal e evitar posições redundantes desnecessárias.
Uma gestão do inventário mais simples e mais fiável graças à IA.
Dos pontos acima referidos, conclui-se que outra ligação valiosa entre a inteligência artificial e o armazenamento em logística é uma melhor gestão do inventário. A combinação das previsões de IA acima mencionadas com uma localização óptima do stock e uma monitorização fiável em tempo real da operação do armazém e das mercadorias nele contidas torna o controlo do stock muito mais simples e fiável.
A melhoria da manutenção e da gestão do inventário em tempo real é muito relevante. O mesmo acontece com o acompanhamento exato das encomendas em qualquer momento. E a gestão do abastecimento imediato ou das ordens de carregamento é melhorada.
A precisão e eficiência que a inteligência artificial e a armazenagem em logística permitem é fundamental para a rentabilidade das empresas.
Melhor afetação de recursos e produtividade com armazéns logísticos automatizados e Inteligência Artificial.
A robótica e o software de gestão fazem parte dos armazéns logísticos modernos há já algum tempo. Para tirar o máximo partido deste poderoso investimento das empresas e otimizar os seus recursos, a Inteligência Artificial é uma ferramenta valiosa e poderosa.
A autonomia robótica no transporte em armazém e na colocação de mercadorias é melhorada com a ajuda da IA. Esta tecnologia gera e analisa constantemente os padrões seguidos pelos sistemas de automatização dos armazéns logísticos. E fornece recomendações ou ordens para otimizar os recursos em tempo real.
Além disso, em caso de variações nos circuitos de fluxo de mercadorias ou de transporte no interior do armazém, pode corrigir os movimentos para os otimizar e os recursos necessários para o fazer.
Coordenar as automatizações: robótica e IA de mãos dadas na logística de armazenagem.
Tudo o que foi dito acima não é a única coisa que a IA pode fazer para melhorar a produtividade e a eficiência em armazéns logísticos automatizados. É também uma ferramenta tecnológica valiosa para coordenar as automatizações no armazém, concebendo as trajectórias dos veículos autónomos e outros processos que, em conjunto, melhoram significativamente a competitividade da empresa.
Simulações de IA de trabalhos de armazém logístico para uma utilização eficiente dos recursos.
As simulações fornecem informações essenciais para a tomada de decisões que ajudam a evitar atrasos e a reduzir custos. Por exemplo, ao calcular o tempo necessário para um trabalho, pode garantir a utilização eficiente dos recursos humanos com a mão de obra certa para evitar a falta de pessoal que prejudica as tarefas ou o excesso de pessoal que aumenta desnecessariamente os custos.
Fontes:
https://www.scmlogistica.es/inteligencia-artificial-en-el-sector-del-almacenamiento/
https://www.mecalux.es/blog/inteligencia-artificial-logistica