20/05/2024 Vall

Como reduzir a pegada de carbono da sua empresa com a ajuda dos armazéms modulares

Reduzir a pegada de carbono nas empresas é fundamental para um futuro sustentável. Os gases de efeito estufa são os principais responsáveis pela mudança climática e reduzir as emissões contribui para reverter este problema global. Os armazéns modulares são grandes aliados para avançar em direção a uma mudança positiva para a saúde ambiental do planeta.

O registro da pegada de carbono das empresas e suas ações eficazes para reduzi-la mostram seu real comprometimento com o meio ambiente. Movimentos como a eco-logística ajudam a diminuir a pegada de carbono no âmbito empresarial.

Da VALL, queremos mostrar as principais razões pelas quais os armazéns modulares ajudam a reduzir a pegada de carbono da sua empresa e como eles o fazem.


Tabla de contenidos

Como reduzir a pegada de carbono da sua empresa com a ajuda de armazéns modulares.

Adaptabilidade e facilidade de mudanças nos armazéns modulares: menos obras e otimização de rotas.

A adaptabilidade dos armazéns modulares permite ampliar ou reduzir facilmente seu tamanho sem causar impacto ambiental significativo nessas tarefas. Para uma empresa, poder ter a solução de espaço de que precisa no local certo é importante. Fazê-lo sem impacto negativo no meio ambiente ajuda a reduzir sua pegada de carbono.

Cada vez mais as empresas, especialmente as grandes empresas internacionais, se deparam com eventualidades que exigem mudanças em suas rotas para importar e exportar matérias-primas ou produtos acabados. Poder escolher a localização precisa rapidamente para reduzir as distâncias percorridas e otimizar as rotas, reduzindo a emissão de gases no transporte, é importante.

Os armazéns modulares são de rápida implantação e baixo impacto ambiental, ao contrário dos armazéns de construção convencional.

Armazéns modulares com cobertura TWS: excelente eficiência energética

A eficiência energética é uma das chaves pelas quais os armazéns modulares da VALL ajudam na redução da pegada de carbono corporativa de PMEs e grandes empresas.

Esses armazéns têm a possibilidade de ter uma cobertura TWS. Os armazéns pré-fabricados com cobertura TWS contribuem para melhorar a eficiência energética no interior devido à sua excelente capacidade de isolamento térmico. Isso permite manter o espaço interno a uma temperatura agradável com um menor consumo de energia, podendo, em determinadas situações e dependendo da localização e do uso, até mesmo chegar a zero.

Isso representa uma grande redução na pegada de carbono da empresa e também uma economia considerável para as empresas.

Exterior de um armazém da Vall com uma fachada de madeira e uma placa que diz

Baixo impacto ambiental em todas as fases e longa vida útil: menor pegada de carbono.

Os armazéns modulares geram um impacto ambiental mínimo em todas as suas fases: construção, instalação, uso, desmontagem e descarte no final de sua longa vida útil.

Tanto a estrutura metálica de aço dos armazéns SteelSpace ou MaxiSpace, quanto as de alumínio dos armazéns Aluspace, são recicláveis. As peças são fabricadas em oficinas e montadas no local de forma ágil, sem gerar resíduos na área onde o armazém modular será instalado.

A longa vida útil e a redução de resíduos no futuro, ao final da mesma, também contribuem para reduzir sua pegada de carbono.

Reutilização para reduzir as emissões.

Os armazéns modulares são reutilizáveis. Sua vida útil é muito longa e, se não forem mais utilizados em uma localização, podem ser facilmente transferidos para outra. A reutilização é uma das chaves da sustentabilidade e ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Espaços amplos que facilitam soluções verdes.

Os armazéns modulares de grandes dimensões em altura com espaços amplos para armazenamento facilitam a logística verde. Permitem implementar sistemas automatizados para otimizar a gestão e operação de armazéns e o abastecimento sustentável na cadeia ou para fora dela.

Além disso, o espaço amplo permite adotar novas tecnologias emergentes que reduzem o consumo de energia, com otimização do espaço. Mas também permite um melhor aproveitamento do solo, o que por sua vez significa um menor impacto ambiental.

Por um lado, porque requer reservar menos espaço industrial. E ao abrigar em um único armazém em altura o que de outra forma precisaria de muitos mais metros quadrados de espaço construído, precisa de menos materiais e menos trabalho para ser colocado em funcionamento. Tudo isso se traduz em uma redução do impacto ambiental e da pegada de carbono.

E não apenas no armazenamento. Em armazéns para outros usos industriais também é importante. Além disso, os espaços amplos sem colunas facilitam as soluções de mobilidade verde dentro dos armazéns modulares.

Exterior de um armazém da Vall com uma fachada de madeira e uma placa que diz

Melhor aproveitamento da luz solar, menor consumo de energia.

Outra forma como os armazéns modulares ajudam a reduzir as necessidades de consumo de energia nas empresas e, portanto, a reduzir a pegada de carbono corporativa, é por suas possibilidades de um bom aproveitamento da luz solar.

Os armazéns modulares VALL podem ter diferentes fechamentos e coberturas, incluindo várias opções de lona translúcida. Essas permitem a passagem de luz solar, reduzindo a necessidade de iluminação artificial no interior. Além disso, em alguns casos, podem ser utilizados outros fechamentos, como soluções de vidro, uma opção que permite um excelente aproveitamento da luz natural.

Isso pode ser complementado com a instalação de luminárias eficientes ou sistemas de iluminação industrial inteligente, para uso nas horas em que não há luz natural.

 

Carles Vall General Manager

Fontes:

https://www.endesa.com/es/blog/blog-de-endesa/empresas/huella-carbono-empresarial

https://www.travelperk.com/es/guides/como-compensar-huella-carbono-viaje-avion/como-reducir-huella-carbono-oficina/