05/01/2024 Vall

Desafios logísticos para 2024

Os desafios logísticos para 2024 são uma tarefa difícil para as empresas. São desafios que implicam tomar decisões importantes e encontrar soluções eficazes num vasto leque de áreas. E isso exige um esforço individual de cada empresa, mas também, nalgumas questões, a colaboração conjunta do sector. Apesar da dificuldade das empresas viverem numa época de mudanças tão drásticas e rápidas, há muitas razões para otimismo.

Na VALL, ajudamos as empresas do sector da logística a ultrapassar com sucesso os desafios que enfrentam. Criamos armazéns logísticos modulares com tudo o que é necessário para o presente e prontos para o futuro.

 

Tabla de contenidos

Desafios logísticos para 2024

O futuro das tecnologias e o seu impacto e influência no sector da logística.

As tendências da logística industrial para 2024 revelam uma aposta firme nas novas tecnologias. Mas também noutras áreas da logística, a inclusão de novas tecnologias está nos planos presentes e futuros das empresas.

Uma realidade que implica grandes desafios para perceber quais são relevantes e como aplicá-las, tendo em conta que a velocidade a que estão a avançar representa um desafio acrescido.

Enfrentar e ultrapassar com sucesso este cenário complicado requer um investimento significativo em termos financeiros, mas também em termos de tempo de formação. E para adotar as mudanças necessárias.

Na VALL ajudamos as empresas de logística a enfrentar os desafios do presente e do futuro, disponibilizando espaços preparados para implementar as mudanças a que têm de dar resposta. Fabricamos e instalamos armazéns logísticos em plano aberto e em altura que facilitam a mobilidade eléctrica e a inclusão de equipamentos adequados à automatização dos armazéns logísticos.

Desafios logísticos para 2024

Desafios da sustentabilidade na logística até 2024.

Um dos desafios futuros para as grandes empresas de logística é cumprir os mais elevados padrões de sustentabilidade. Em 2024, muitas empresas terão de tomar decisões e implementar mudanças para cumprir os compromissos que assumiram no passado recente. A logística verde e os armazéns desmontáveis sustentáveis são um desafio e, ao mesmo tempo, um objetivo lucrativo e um compromisso para as empresas do sector.

Em 2019, várias grandes empresas assinaram o The Climate Pledge, comprometendo-se a alcançar 50% de neutralidade carbónica nos envios até 2030. Entre essas empresas estava a Amazon. O tempo passa e cada decisão que as empresas tomam também deve ter em conta a forma como afeta a sustentabilidade e as coloca no caminho para alcançar os seus objetivos.

Na VALL, construímos armazéns modular sustentáveis. Espaços de baixo impacto ambiental, com excelente eficiência energética e estruturas de aço ou alumínio recicláveis, que ajudam as empresas a cumprir os seus compromissos de sustentabilidade.

A rentabilidade das empresas.

Outro dos grandes desafios das empresas do sector logístico é a rentabilidade, como não poderia deixar de ser. O facto de ser um desafio e um objetivo constante não a torna menos importante. De facto, é a razão de ser de qualquer empresa e não deve ser negligenciada.

Numa altura em que tantas mudanças têm de ser implementadas para nos adaptarmos aos desafios do futuro, isto é especialmente relevante. Os custos devem ter em conta o retorno do investimento. Agora, mais do que nunca, é o momento de valorizar a importância dos investimentos adaptáveis e flexíveis. Estes ajudam a preparar a empresa para o crescimento, a expansão e para futuras mudanças e melhorias de uma forma mais simples e económica.

Os armazéns modulares VALL para a logística são um investimento rentável.

  • Economizam nas despesas de eletricidade, pois as coberturas metalo-têxteis permitem a entrada de luz natural no interior.
  • Têm uma excelente eficiência energética que permite realizar economias significativas em termos de climatização e aquecimento.
  • São duráveis e resistentes.
  • Podem crescer e expandir-se rápida e facilmente, se necessário, ou podem ser transferidos para outro local, se necessário.
  • São concebidos e construídos de forma a otimizar a utilização do espaço. São adequados para sistemas de automação e facilitam o trânsito seguro no interior.
  • A instalação e o arranque rápidos reduzem os custos de mão de obra e minimizam os tempos de espera.
Desafios logísticos para 2024

Falta de espaço logístico e otimização do espaço

A falta de terrenos logísticos está a impedir o crescimento em algumas regiões. E está a dificultar a instalação das empresas nos locais mais vantajosos para as suas rotas de transporte.

Este é um dos desafios logísticos mais complicados para 2024 porque envolve governos e porque envolve uma batalha por terrenos com outras indústrias e sectores.

Quando os terrenos logísticos são escassos, o crescimento em altura é uma solução fundamental. Neste sentido, na VALL, construímos e instalamos, num curto espaço de tempo, grandes armazéns logísticos que permitem a armazenagem em altura. São soluções diáfanas em altura que permitem melhorar a gestão do armazém de armazenagem.

Recursos humanos e retenção de talentos em logística.

As mudanças tecnológicas e a globalização da logística combinam-se com a elevada competitividade do mercado de trabalho em determinadas posições e categorias de conhecimento. Atrair e reter talentos para manter trabalhadores qualificados é uma necessidade do sector que não é fácil de alcançar.

Melhorar a experiência do cliente.

O cliente é cada vez mais exigente. E não apenas os grandes clientes da logística industrial. Na logística do comércio eletrónico, os clientes finais aumentaram as suas exigências em áreas como o tempo de entrega.

Encontrar locais e plataformas logísticas nos arredores das grandes cidades, bem como otimizar as rotas diárias de entrega com a ajuda das novas tecnologias, é fundamental para reduzir os prazos de entrega.

Na VALL, instalamos armazéns modulares logísticos que podem ser rapidamente postos em funcionamento.

Roger Vall Sales Manager

 

Fontes:

https://www.europapress.es/economia/transportes-00343/noticia-principales-retos-afronta-sector-logistico-2024-20231204114455.html

https://negociosostenible.camaravalencia.com/economica/tendencias/retos-sostenibilidad-empresas-2024/