09/08/2024 Vall

Como compensar a pegada de carbono da sua empresa

Saber como compensar a pegada de carbono da sua empresa é um passo chave para tomar decisões que ajudem a tornar a companhia mais respeitosa com o meio ambiente e alcançar um nível neutro de emissões

O público está cada vez mais exigente e cresce a percentagem de pessoas que considera o fator ambiental ao escolher a quais empresas comprar ou contratar. De forma especial nas gerações mais jovens, que são uma pequena parte dos clientes atuais, mas a maior parte dos clientes futuros da sua empresa.

Na VALL entendemos a sustentabilidade como uma proposta de valor. Por isso, fabricamos naves desmontáveis sustentáveis que ajudam as empresas a reduzir a sua pegada de carbono.

Tabla de contenidos

O que é a compensação da pegada de carbono das empresas?

A compensação da pegada de carbonoé o processo e o conjunto de ações através dos quais as empresas ajudam a neutralizar a pegada de carbono das suas companhias, compensando as emissões de processos que são dificilmente descarbonizáveis

Redução da pegada de carbono e compensação de emissões: o tandem perfeito para uma companhia mais sustentável.

Compensar a pegada de carbono da sua empresa é tão importante quanto as ações para reduzir as suas emissões diretamente. Ambas têm o mesmo objetivo: ser uma companhia mais sustentável e avançar no caminho para ser uma empresa com emissões de carbono neutras. 

Ações como promover a cultura sem papel no escritório, apostar na mobilidade sustentável e reduzir o consumo energético são importantes. Reduzir a pegada de carbono da sua empresa com a ajuda de naves desmontáveis é uma possibilidade que pode interessar-lhe.

Mas às vezes não é suficiente porque no cálculo das emissões da empresa o saldo ainda é negativo. Isto ocorre quando os processos que não podem ser descarbonizados atualmente são relevantes. E também nos casos em que durante a transição para a descarbonização se deseja ser uma empresa ambientalmente responsável e trabalhar por um mundo mais livre de emissões de CO2. 

É então que se devem tomar ações para compensar a pegada de carbono da empresa a fim de alcançar um nível de emissões neutro. Contribuindo para tomar medidas ou investindo em projetos que permitam compensar as emissões de gases com efeito de estufa que ainda a empresa não pode reduzir. 

Escolher fornecedores sustentáveis.

Ter fornecedores sustentáveis para a sua empresa ajuda a reduzir a pegada de carbono da sua companhia. Quanto maior a redução da pegada de carbono, menor é a necessidade de compensação.

Apostar a nível interno e externo na eco-logística, escolher tendas industriais com excelente eficiência energética, ter em conta o fator ambiental ao escolher fornecedores dos produtos que a sua empresa precisa, são possibilidades a considerar. 

Priorizar na subcontratação de empresas aquelas com soluções mais sustentáveis e uma menor pegada de carbono ou escolher empresas de transporte sustentável para as viagens de empresa são ações fáceis de aplicar que ajudam as empresas a chegar a um nível de emissões neutro.

Como compensar a pegada de carbono da sua empresa

Como compensar a pegada de carbono da sua empresa: exemplos, oportunidades e ideias.

Trabalhar numa abordagem de zero emissões pode ser abordado de diferentes formas. A boa notícia é que muitas ações são perfeitamente e totalmente compatíveis entre si, e juntas contribuem para alcançar uma empresa mais sustentável. 

Além disso, facilitam mostrar ao público os avanços neste sentido para melhorar a imagem da empresa e ser percebida como o que realmente é: uma empresa ambientalmente responsável.

Calcular e registrar a pegada de carbono da empresa.

Para alcançar um ponto de equilíbrio teórico entre a quantidade de dióxido de carbono gerado na atividade empresarial e a quantidade de CO2 compensada graças a um projeto financiado, primeiro devem ser realizados os cálculos pertinentes para saber quanto deve compensar cada companhia. 

Os governos da UE e também alguns países fora da União Europeia têm meios para o registro da pegada de carbono para um compromisso mais firme e uma maior transparência para o público. 

A compra de créditos de emissões de CO2 e a participação e investimento em projetos ambientais são as principais formas de compensação de emissões por parte das empresas. 

Compra de créditos de emissões de CO2.

Os créditos de carbono são um mecanismo internacional que oferece incentivos econômicos para que as empresas contribuam de forma real e efetiva para a melhoria da qualidade ambiental.

Existe um mercado legal de créditos de carbono ou créditos de carbono pelos quais empresas e governos podem pagar para financiar projetos que emitem créditos de carbono. 

Ou seja, a sua companhia pode pagar por créditos de projetos que ajudem a compensar as emissões da companhia, a fim de alcançar o equilíbrio zero entre emissões geradas e ações para capturar emissões de CO2 ou para a redução global de emissões.

Investir em projetos ambientais para compensar a pegada de carbono das empresas ou criar os próprios.

Estes projetos podem ser de diferentes tipos, sendo os mais usuais:

  • Restauro do solo para promover práticas agrícolas ou de silvicultura mais sustentáveis.
  • Reflorestação de novos espaços, em terrenos adequados. Alguns municípios, especialmente no meio rural, dispõem de solo público, mas carecem de meios económicos e humanos para a sua reflorestação. Mas também podem ser solos privados.
  • Reflorestação de áreas degradadas ou incendiadas com o objetivo de restaurar estes ecossistemas e criar novas massas florestais que ajudem a capturar as emissões de CO2.
  • Conservação das massas florestais para prevenir a sua desflorestação.
  • Projetos de pesquisa de práticas agrícolas inovadoras que ajudam a alcançar a neutralidade climática.
  • Energias renováveis para contribuir para a mitigação de uma das principais causas que geram as mudanças climáticas.
  • Pesquisa e implementação para o uso racional e eficiente da energia
  • Projetos para melhorar o tratamento de resíduos orgânicos e reduzir a geração de gases com efeito de estufa durante a sua decomposição.
  • Conservação e restauração de sumidouros naturais de carbono azul no meio marinho

 

Carles Vall General Manager

 

Fontes:

https://www.miteco.gob.es/es/cambio-climatico/temas/registro-huella.html – ESPANHOL

https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/pt/ip_24_885