03/07/2024 Vall

Desafios da logística marítima portuária

Os desafios e desafios da logística marítima portuária enfrentados pelas empresas são significativos e às vezes complexos. Eles exigem atenção especial e uma abordagem meticulosa para serem superados e transformados em oportunidades para as empresas do setor.

Tabla de contenidos

Desafios da logística marítima portuária.

Na VALL fabricamos armazéms modulares desmontáveis metalotêxteis e temos uma ampla presença em terminais portuários. Sabemos bem o que uma nave industrial desmontável pode se tornar em um porto.

Ajudamos as empresas a enfrentar com sucesso os desafios e desafios de seu setor, bem como a aproveitar e desfrutar das vantagens de montar seu centro logístico em um porto com a rápida instalação e operacionalização de armazéms logísticas modulares.

Intermodalidade.

A intermodalidade é um dos grandes desafios da logística marítima portuária. O transporte intermodal de mercadorias e sua implementação variam muito de país para país. Na Espanha, por exemplo, mais de 30% das mercadorias transportadas por porto chegam por ferrovia e nos portos de Gênova estão em crescimento enquanto nos Países Baixos houve uma queda de 10% em 2023.

Na UE, bases sólidas estão sendo estabelecidas e o financiamento de projetos de infraestrutura intermodal é uma ajuda importante. Além disso, os governos estão implementando medidas para facilitação, mas ainda há muito a ser feito.

A combinação de instalações de logística marítima portuária com centros logísticos em portos secos do interior próximos a estações de carga ferroviária é uma oportunidade para melhorar a intermodalidade, agilizando e reduzindo o custo do transporte de mercadorias para e das terminais portuárias.

As armazéms modulares de alumínio ou aço com rápida operacionalização contribuem para acelerar sua implantação.

Sustentabilidade e redução da pegada de carbono na logística marítima.

Os valores de sustentabilidade do público e a crescente regulamentação ambiental dos países estão exigindo acelerar a transição para energias verdes, tornando-se um dos desafios da logística marítima portuária atualmente e nos próximos anos.

As empresas estão buscando maneiras de reduzir sua pegada de carbono. Em programas de compensação e ações para reduzir as emissões globais de CO2 das empresas, cada ação conta. Reduzir a pegada de carbono da sua empresa com a ajuda de armazéms modulares é uma oportunidade ao seu alcance.

Maxispace, a nave desmontável mais sólida e sustentável do mercado, é uma ajuda nesse sentido. É de grandes dimensões, inclusive em altura, e é projetada, fabricada e montada para suportar grandes cargas.

Disponibilidade de espaço logístico em novas localizações portuárias.

A rápida disponibilidade de espaço logístico em terminais portuários é uma necessidade urgente no setor de logística marítima portuária. A criação de novas rotas para resolver problemas de geopolítica e conflitos militares, para reduzir as emissões de CO2 das empresas e abrir caminhos entre novos mercados torna necessário ter instalações adequadas para a logística marítima portuária em novos terminais.

Além disso, a mudança para portos fora dos pontos críticos da geopolítica atual e a necessidade de novos portos mais eficientes e/ou mais baratos para evitar congestionamentos sem sair das rotas mais atraentes requerem espaço adequado neles para a logística marítima portuária.

As armazéms terminais portuárias de rápida instalação e operacionalização são essenciais para superar esses desafios.

Automatização e adaptação às tecnologias de ponta na logística marítima portuária.

A digitalização e a automatização são dois dos desafios da logística marítima portuária para a próxima década. Tecnologias emergentes como IA, mobilidade elétrica ou blockchain já são uma realidade.

Para facilitar a implementação dessas tecnologias em armazéms logísticas em terminais portuários, é necessário que sejam espaçosas, permitam a máxima otimização do espaço e facilitem a instalação de soluções para automatização.

As armazéms modulares de aço Maxispace são espaçosas e de grandes dimensões, inclusive em altura, facilitando a otimização do espaço e a instalação de soluções de automatização.

Inflação e escassez de contentores.

A inflação é outro grande desafio enfrentado pelo setor. O aumento dos preços dos combustíveis, os custos nos terminais e as cargas tributárias são relevantes. A isso se soma a escassez de contentores, que é um desafio em si e ao mesmo tempo implica um aumento dos custos para obtê-los.

Para evitar perdas ou repassar esses aumentos de preço para o cliente e perder competitividade, é necessário adotar medidas inteligentes de economia em todos os pontos possíveis.

A criação de rotas mais eficientes requer investimento em novas instalações logísticas nos novos portos de origem ou destino escolhidos. Para reduzir custos e acelerar o retorno do investimento, a possibilidade de escolher armazéms logísticas pré-fabricadas para aluguel ou compra é muito interessante.

Exterior de um armazém da Vall no porto

Aumento do comércio eletrônico internacional: um desafio e uma oportunidade para a logística marítima portuária.

Assim como no ponto anterior, ter espaço logístico em novos terminais portuários é a solução para aproveitar o desafio e a oportunidade do aumento do comércio eletrônico internacional e da necessidade de conectar novos mercados sem recorrer aos portos mais congestionados, mas sem se afastar das rotas mais eficientes.

Na VALL, instalamos espaços logísticos em tempo mínimo, para rápida operação e início das atividades. Quando não há tempo a perder, a VALL é a resposta que você precisa.

Entre em contato conosco e descubra de um de nossos representantes comerciais quais soluções temos para ajudar sua empresa.

 

Carles Vall General Manager

Fontes:

https://web.splogistics.com/blog/post/811/principales-retos-del-transporte-maritimo-en-la-actualidad – ESPANHOL

https://sixphere.com/blog/logistica-puertos/ – ESPANHOL

https://vicentebadenes.com/superar-los-retos-del-transporte-maritimo-con-una-gestion-eficaz-del-riesgo/ – ESPANHOL