Os desafios e desafios da logística marítima portuária enfrentados pelas empresas são significativos e às vezes complexos. Eles exigem atenção especial e uma abordagem meticulosa para serem superados e transformados em oportunidades para as empresas do setor.
Tabla de contenidos
Desafios da logística marítima portuária.
Na VALL fabricamos armazéms modulares desmontáveis metalotêxteis e temos uma ampla presença em terminais portuários. Sabemos bem o que uma nave industrial desmontável pode se tornar em um porto.
Ajudamos as empresas a enfrentar com sucesso os desafios e desafios de seu setor, bem como a aproveitar e desfrutar das vantagens de montar seu centro logístico em um porto com a rápida instalação e operacionalização de armazéms logísticas modulares.
Intermodalidade.
A intermodalidade é um dos grandes desafios da logística marítima portuária. O transporte intermodal de mercadorias e sua implementação variam muito de país para país. Na Espanha, por exemplo, mais de 30% das mercadorias transportadas por porto chegam por ferrovia e nos portos de Gênova estão em crescimento enquanto nos Países Baixos houve uma queda de 10% em 2023.
Na UE, bases sólidas estão sendo estabelecidas e o financiamento de projetos de infraestrutura intermodal é uma ajuda importante. Além disso, os governos estão implementando medidas para facilitação, mas ainda há muito a ser feito.
A combinação de instalações de logística marítima portuária com centros logísticos em portos secos do interior próximos a estações de carga ferroviária é uma oportunidade para melhorar a intermodalidade, agilizando e reduzindo o custo do transporte de mercadorias para e das terminais portuárias.
As armazéms modulares de alumínio ou aço com rápida operacionalização contribuem para acelerar sua implantação.
Sustentabilidade e redução da pegada de carbono na logística marítima.
Os valores de sustentabilidade do público e a crescente regulamentação ambiental dos países estão exigindo acelerar a transição para energias verdes, tornando-se um dos desafios da logística marítima portuária atualmente e nos próximos anos.
As empresas estão buscando maneiras de reduzir sua pegada de carbono. Em programas de compensação e ações para reduzir as emissões globais de CO2 das empresas, cada ação conta. Reduzir a pegada de carbono da sua empresa com a ajuda de armazéms modulares é uma oportunidade ao seu alcance.
Maxispace, a nave desmontável mais sólida e sustentável do mercado, é uma ajuda nesse sentido. É de grandes dimensões, inclusive em altura, e é projetada, fabricada e montada para suportar grandes cargas.
Disponibilidade de espaço logístico em novas localizações portuárias.
A rápida disponibilidade de espaço logístico em terminais portuários é uma necessidade urgente no setor de logística marítima portuária. A criação de novas rotas para resolver problemas de geopolítica e conflitos militares, para reduzir as emissões de CO2 das empresas e abrir caminhos entre novos mercados torna necessário ter instalações adequadas para a logística marítima portuária em novos terminais.
Além disso, a mudança para portos fora dos pontos críticos da geopolítica atual e a necessidade de novos portos mais eficientes e/ou mais baratos para evitar congestionamentos sem sair das rotas mais atraentes requerem espaço adequado neles para a logística marítima portuária.
As armazéms terminais portuárias de rápida instalação e operacionalização são essenciais para superar esses desafios.
Automatização e adaptação às tecnologias de ponta na logística marítima portuária.
A digitalização e a automatização são dois dos desafios da logística marítima portuária para a próxima década. Tecnologias emergentes como IA, mobilidade elétrica ou blockchain já são uma realidade.
Para facilitar a implementação dessas tecnologias em armazéms logísticas em terminais portuários, é necessário que sejam espaçosas, permitam a máxima otimização do espaço e facilitem a instalação de soluções para automatização.
As armazéms modulares de aço Maxispace são espaçosas e de grandes dimensões, inclusive em altura, facilitando a otimização do espaço e a instalação de soluções de automatização.
Inflação e escassez de contentores.
A inflação é outro grande desafio enfrentado pelo setor. O aumento dos preços dos combustíveis, os custos nos terminais e as cargas tributárias são relevantes. A isso se soma a escassez de contentores, que é um desafio em si e ao mesmo tempo implica um aumento dos custos para obtê-los.
Para evitar perdas ou repassar esses aumentos de preço para o cliente e perder competitividade, é necessário adotar medidas inteligentes de economia em todos os pontos possíveis.
A criação de rotas mais eficientes requer investimento em novas instalações logísticas nos novos portos de origem ou destino escolhidos. Para reduzir custos e acelerar o retorno do investimento, a possibilidade de escolher armazéms logísticas pré-fabricadas para aluguel ou compra é muito interessante.
Aumento do comércio eletrônico internacional: um desafio e uma oportunidade para a logística marítima portuária.
Assim como no ponto anterior, ter espaço logístico em novos terminais portuários é a solução para aproveitar o desafio e a oportunidade do aumento do comércio eletrônico internacional e da necessidade de conectar novos mercados sem recorrer aos portos mais congestionados, mas sem se afastar das rotas mais eficientes.
Na VALL, instalamos espaços logísticos em tempo mínimo, para rápida operação e início das atividades. Quando não há tempo a perder, a VALL é a resposta que você precisa.
Entre em contato conosco e descubra de um de nossos representantes comerciais quais soluções temos para ajudar sua empresa.
Fontes: