A gestão de armazéns industriais é um ponto-chave para o sucesso de uma empresa, pois tem uma grande influência na sua viabilidade, satisfação do cliente e na rentabilidade do negócio.
Indice
Uma boa gestão de stocks requer mão-de-obra eficiente e espaço optimizado para facilitar as operações diárias e reduzir os custos nas operações de recepção de matérias-primas e fornecimento de stocks à cadeia de abastecimento, bem como para o armazenamento e entrega do produto fabricado ao mercado.
As necessidades de espaço podem variar e quando ocorre um acontecimento imprevisto, torna-se necessário ter armazéns industriais disponíveis a curto prazo para fornecer soluções. Os armazéns industriais e os pavilhões de armazenamento desmontáveis são soluções rápidas, seguras e eficientes que poupam qualquer eventualidade.
Gestão de armazéns industriais: porque é importante
Há muitas razões pelas quais a armazenagem industrial é tão importante para as empresas, mas pode ser resumida em duas: rentabilidade e competitividade. Por outras palavras, a sua influência no balanço de custos e despesas é enorme e também nos aspectos que tornam uma empresa competitiva, incluindo o económico.
Mas isto é melhor visto com mais detalhe.
É a chave para a cadeia de abastecimento.
A gestão adequada dos armazéns industriais permite acelerar o abastecimento da cadeia de produção, evitando perdas devido a paragens por falta de matérias-primas ou chegada lenta de matérias-primas à área de produção.
Para facilitar estas tarefas de gestão, pessoal qualificado, boa organização, tecnologia específica e maquinaria devem estar disponíveis para realizar as tarefas de abastecimento da cadeia. E também um espaço de armazenamento industrial adequado para facilitar estas tarefas.
Como deve ser este espaço? Entre outras questões, deve aproveitar ao máximo o espaço, permitir uma boa visibilidade e ter dimensões adequadas para facilitar o trânsito de mercadorias ou matérias-primas dentro dele, bem como a sua entrada e saída.
Além disso, se os bens armazenados tiverem necessidades especiais, tais como terem de estar numa faixa de temperatura reduzida ou num nível de humidade específico, devem ter as características técnicas para manter estas condições. Nos edifícios industriais de alumínio ou aço da VALL, tomamos muito em conta estas características para determinar qual é a mais adequada para cada cliente.
Uma parte importante dos custos da cadeia de abastecimento depende da gestão de stocks.
Este é outro ponto fundamental que deixa claro quão importante é a gestão de armazéns industriais para o sucesso de uma empresa. Entre outras razões, porque se o fornecimento à cadeia de produção for interrompido ou retardado devido a erros na gestão do armazenamento de matérias-primas ou a problemas no armazenamento do produto fabricado, isto tem um impacto negativo em toda a cadeia e tem consequências económicas significativas.
O dinheiro seria perdido em horas de trabalho não produtivas, por exemplo, porque a cadeia está paralisada. A boa gestão, por outro lado, mantém a cadeia ágil e activa das formas certas. Além disso, uma má gestão de stocks significa dinheiro perdido porque a matéria-prima permanece ociosa ou, se for perecível, mesmo perdas por ter sido estragada.
A gestão adequada do armazenamento industrial e a forma como este influencia a satisfação do cliente.
Outro ponto-chave que aponta para a importância da gestão de stocks é a sua influência na satisfação do cliente. Esta satisfação ou insatisfação do cliente pode gerar problemas, afectar a imagem do negócio e é fundamental para o equilíbrio económico da empresa.
Tenha em mente que uma má gestão da cadeia de abastecimento pode paralisar a produção e causar um grave problema de não cumprimento de prazos com os clientes. Do mesmo modo, se a produção do produto fabricado não for adequada, a empresa, além de perder vendas, pode perder contratos ou mesmo sofrer penalizações por incumprimento.
A importância da gestão do armazenamento industrial na rentabilidade e competitividade da empresa.
De tudo o que foi dito, pode deduzir-se e compreender-se claramente que uma parte importante da rentabilidade da empresa depende de uma gestão óptima da armazenagem industrial. Tanto no armazenamento de matérias-primas ou bens a serem fornecidos à cadeia de abastecimento, como no armazenamento e gestão de stocks para a produção do produto fabricado para o mercado.
Esta parte do negócio é fundamental para o equilíbrio entre os custos e os rendimentos. E também na competitividade, uma vez que quanto mais baixos forem os custos e melhor cumprimento com os clientes, mais competitiva é a empresa no mercado.
Como melhorar a produtividade dos armazéns industriais e facilitar a sua gestão com um armazém eficiente.
Deve ter as dimensões adequadas para facilitar a operacionalidade das tarefas de abastecimento e armazenamento.
A sinalização é fundamental para facilitar a eficiência.
Uma boa escolha de acessórios para armazéns desmontáveis que facilitem questões como a visibilidade graças a uma iluminação óptima ou tarefas de carga e descarga com uma doca de carga adequada.
Uma classificação adequada do inventário de acordo com o volume de negócios.
Dividir o espaço em áreas de trabalho para reduzir a circulação de trabalhadores e produtos dentro do armazém.
Dispor de sistemas para aumentar rapidamente a capacidade do armazém em períodos de pico de procura ou em caso de qualquer outra eventualidade que o torne necessário. Por exemplo, com a escolha de soluções de armazenamento industrial desmontáveis e adaptáveis em tamanho ou com a colocação de tendas industriais para armazenamento operacional num curto espaço de tempo.
Fontes:
https://es.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_gesti%C3%B3n_de_almacenes
https://es.wikipedia.org/wiki/Gesti%C3%B3n_de_existencias